Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Antes de saída de Temer, MDB vai nomear indicados para agências

Até o final do ano, o partido deve escolher 15 nomes, sendo sete para o comando das autarquias

Antes de saída de Temer, MDB vai nomear indicados para agências
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 12/06/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Influência

O MDB quer manter a influência no governo quando o presidente Michel Temer deixar o cargo e, para isso, decidiu incorporar todas as vagas de diretorias disponíveis nas agências reguladoras. Até o final do ano, o partido deve escolher 15 nomes, sendo sete para o comando das autarquias.

O Senado será o responsável por fazer as indicações e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB-RS), fará as negociações. No entanto, em entrevista à Folha de S. Paulo, Marun negou que esteja liderando o processo e lembra que todos os nomes indicados terão de ser referendados pelo Senado.

+ Governos de 23 estados e DF cobram partilha de verba desvinculada

O MDB perdeu espaço no Congresso nos últimos meses e deixou de ser a maior bancada devido à migração partidária; esta estratégia de Temer é uma forma de compensar o partido, segundo destaca a Folha.

Cada senador emedebista terá a oportuniade de apadrinhar uma indicação. A iniciativa prevê recompor a relação do presidente com senadores descontentes com o MDB, como Renan Calheiros (AL) e Eunício Oliveira (CE).

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é um dos órgãos mais disputados e terá três de suas cinco vagas abertas, incluindo o comando.

A ANM (Agência Nacional de Mineração), criada no fim do ano passado, terá cinco postos a serem preenchidos.

O MDB também deve indicar um nome para a presidência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e um para diretoria-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Além disso, deve haver nomeações para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ANS (Agência Nacional de Saúde) e na Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Campo obrigatório