Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em meio à crise econômica, presidente do BC argentino renuncia

Agora, será Luis Caputo, até então ministro das Finanças, quem assumirá seu posto

Em meio à crise econômica, presidente do BC argentino renuncia
Notícias ao Minuto Brasil

22:50 - 14/06/18 por Folhapress

Economia Anúncio

Num dia agitado para o governo argentino, em que foram anunciadas as medidas para ajustar-se ao acordo com o FMI (Fundo Monetário Institucional), o presidente Mauricio Macri também promoveu uma dança das cadeiras em sua equipe econômica. Há duas semanas, Macri já havia decidido que o ministro da Fazenda, Nicolás Dujovne, chefiaria a equipe econômica - algo que era um tabu desde a saída do ex-ministro Prat-Gay, quando Macri afirmou querer um time em que "todos trabalhassem em equipe e não houvesse um super-ministro".

Durou pouco mais de um ano, e Dujovne se transformou nesse super-ministro. Nesta quinta-feira (14), foi a vez de desbancar o então presidente do Banco Central, Federico Sturzenegger, com quem Macri tinha diferenças. Sturzenegger defendia uma política gradualista mais acelerada. Agora, será Luis Caputo, até então ministro das Finanças, quem assumirá seu posto.

+ BC anuncia venda de mais US$ 10 bilhões na próxima semana

Em publicação no Twitter, Sturzenegger disse que foi uma honra servir o governo argentino nos últimos dez anos, agradeceu toda sua equipe e citou a crise que o país atravessa para justificar sua renúncia: "Nos últimos meses diversos fatores deterioraram minha credibilidade, como presidente do Banco Central, atributo fundamental para levar adiante a coordenação de expectativas tão importantes na tarefa a mim confiada, motivo pelo qual hoje apresento minha renúncia, indeclinável, ao cargo."

A pasta de Finanças, chefiada até então por Caputo, se integrará ao Ministério da Fazenda, de Dujovne, que passará então a ser ministro da Fazenda e das Finanças.Tudo isso ocorre num dia em que o dólar atingiu novo recorde, de 28 pesos em seu momento de pico.A missão da equipe reconfigurada é atingir as metas acertadas com o FMI para que o acordo de "stand by" no valor de US$ 50 bilhões siga vigente. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório