Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda abre hoje

Mais de 2,8 milhões de contribuintes vão receber R$ 3,6 bilhões no próximo dia 15

Consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda abre hoje
Notícias ao Minuto Brasil

07:15 - 08/08/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Receita Federal

A Receita Federal abre, nesta quarta-feira (8), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018, que liberará um total de R$ 3,6 bilhões em crédito bancário a cerca de 2,8 milhões de contribuintes. O valor será disponibilizado no dia 15 de agosto e é composto ainda por restituições residuais referentes aos exercícios entre 2008 e 2017.

O contribuinte que quiser saber se teve a declaração liberada deve acessar a página da Receita Federal na internet, na qual também é possível, por meio do serviço e-CAC, ter acesso ao extrato da declaração e corrigir eventuais inconsistências nos dados informados com o envio de declaração retificadora.

+ PIS/Pasep: saques serão retomados nesta quarta-feira

O cidadão também pode verificar se receberá ou não a restituição nesse lote por meio do Receitafone 146. Há ainda um aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones para consulta sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do contribuinte.

O saque dos valores disponibilizados pode ser feito pelo banco em até um ano. Após esse período, o contribuinte precisará fazer o pedido por meio de Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição ou pelo e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório