Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erdogan diz que EUA estão errados em ameaçar Turquia com tarifas

Isso aconteceu um dia após o presidente americano, Donald Trump, dobrar as tarifas sobre importações de metais turcos

Erdogan diz que EUA estão errados em ameaçar Turquia com tarifas
Notícias ao Minuto Brasil

17:20 - 11/08/18 por Folhapress

Economia Presidente

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse neste sábado (11) que os Estados Unidos estão errados em forçar o país a aceitar suas exigências por meio de ameaças, um dia após o presidente americano, Donald Trump, dobrar as tarifas sobre importações de metais turcos.

Os dois governos discordam sobre uma ampla gama de questões -de interesses divergentes na Síria à ambição turca em adquirir sistemas de defesa russos, além do caso do pastor evangélico Andrew Brunson, que está sendo processado na Turquia sob acusações de terrorismo.

Depois de quase 20 meses em uma prisão turca, Brunson foi transferido para regime domiciliar em julho por um tribunal local. Desde então, Trump e seu vice, Mike Pence, têm repetidamente exigido a libertação do evangélico enquanto Ancara diz que a decisão cabe à Justiça do país.

Em resposta, Washington sancionou dois ministros turcos e Trump anunciou na sexta que vai dobrar tarifas sobre importações de aço e alumínio da Turquia, dizendo que as relações com Ancara "não estavam boas no momento".

+ Força-tarefa resgata 86 'escravos' em fazenda de café em Goiás

A debilitada lira turca, que já perdeu um terço de seu valor neste ano principalmente devido às preocupações sobre o controle de Erdogan na economia, despencou ainda mais, atingindo uma mínima histórica, a um certo ponto perdendo 18%, a maior queda desde 2001. A Bolsa brasileira recuou 2,86% e quase zerou os ganhos do ano, enquanto o dólar bateu R$ 3,86.

Uma reunião na sexta, revelando uma nova abordagem econômica pelo ministro das Finanças da Turquia, Berat Albayrak, genro de Erdogan, fez pouco para oferecer apoio à queda livre da lira, enquanto investidores buscavam passos concretos, como uma alta na taxa de juros básica do país, para restaurar a confiança.

No sábado, Erdogan repetiu um chamado aos turcos para ajudarem a apoiar a lira por meio da venda de dólares e euros, em meio ao que chamou de "guerra de independência".

Um importante mercado emergente, a Turquia faz fronteira com o Irã, Iraque, e a Síria, e é majoritariamente pró-ocidente há décadas. Os distúrbios financeiros arriscam desestabilizar ainda mais uma região já volátil.

Erdogan trata o último episódio sobre sua moeda corrente como uma guerra, e sem nomear países específicos, disse também que os apoiadores de um golpe militar fracassado há dois anos, que Ancara diz ter sido organizado por um clérigo muçulmano baseado nos Estados Unidos, estariam atacando a Turquia de novas maneiras desde sua reeleição, há dois meses. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório