Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comércio externo no G7 e no Brics caiu no primeiro trimestre

O comércio externo nos países do Grupo dos 7 (G7) e do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) diminuiu no primeiro trimestre em relação ao período anterior, anunciou hoje (27) a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Comércio externo no G7 e no Brics caiu no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto Brasil

09:49 - 27/05/14 por Agência Brasil

Economia OCDE

Segundo dados divulgados hoje (27), no período as exportações conjuntas nos dois blocos diminuíram 2,6% e as importações aumentaram, mas apenas 0,1%, principalmente devido a compras de petróleo e combustíveis.

As exportações diminuíram particularmente na China (7,3%), em parte devido ao impacto das celebrações do Ano Novo chinês, enquanto as importações também diminuíram, mas apenas 0,9%.

As exportações no Japão caíram de forma significativa, 3,5%, enquanto as importações aumentaram 0,9%.

As exportações e as importações caíram 4,3% e 3,2% no Reino Unido e 4,3% e 1,5% na África do Sul, respectivamente.

No Brasil, as exportações e as importações diminuíram 2,9% e 1,9%.

Menos pronunciadas foram as quebras das exportações nos Estados Unidos (1,3%), contra aumento de 0,8% das importações, ou no Canadá (2,9%), contra quebra de 3,3% das importações.

As únicas exceções no primeiro trimestre ocorreram na Alemanha e Itália, que registraram aumentos de 2,1% e 1,5% das exportações nos primeiros três meses do ano face ao último trimestre de 2013.

Campo obrigatório