Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto

Dos 22 setores verificados na pesquisa, nove tiveram resultado negativo

Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Notícias ao Minuto Brasil

20:49 - 18/09/18 por Folhapress

Economia Desemprego

A indústria paulista fechou 2,5 mil postos de trabalho em agosto, uma queda de 0,11% na comparação com o mês anterior, sem ajuste sazonal, aponta a pesquisa de Nível de Emprego da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), divulgada nesta terça-feira (18). As informações são da Agência Brasil.

Nos últimos 12 meses, o setor acumula 1,28% de decréscimo na oferta de emprego. Foram encerradas 28 mil postos desde agosto de 2017. Considerando os oito meses de 2018, no entanto, o saldo é positivo, com elevação de 0,64%.

Dos 22 setores verificados na pesquisa, nove tiveram resultado negativo. O principal destaque foi o setor de produtos têxteis, com o fechamento de 1.040 vagas, seguido pelo setor de produtos de metal (excluindo máquinas e equipamentos), com menos 1.021 postos de trabalho, e pelo setor de couro de calçados, que encerrou 955 vagas.

+ Dez anos após a crise, confiança cresce junto a pessimismo com futuro

Nove setores tiveram resultados positivos. O destaque ficou com a área de produtos de minerais não-metálicos com geração de 851 vagas. Em seguida estão os setores de veículos automotores e autopeças (560), máquinas e equipamentos (382) e produtos químicos (234).

A previsão da entidade é que o ano deve fechar com a taxa de emprego no negativo. Entre os fatores que contribuíram para o cenário de afastamento dos investimentos, na avaliação da Fiesp, está a greve dos caminhoneiros, a indefinição política com as eleições e a preocupação com o cenário internacional.

"É o ambiente sadio de negócios que traz o emprego e faz com que a economia volte a melhorar. Temos no mercado interno uma ociosidade em torno de 35%", disse, em nota, José Ricardo Roriz Coelho, presidente em exercício da federação. 

Campo obrigatório