Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Autorização do Ibama abre caminho para Hydro retomar atividades no PA

Ibama autoriza empresa a usar equipamento que vai estender vida útil de depósito de resíduos

Autorização do Ibama abre caminho para Hydro retomar atividades no PA
Notícias ao Minuto Brasil

13:30 - 06/10/18 por Folhapress

Economia Após suspensão

Dois dias após anunciar a suspensão das operações, a refinaria de alumina Hydro Alunorte foi autorizada nesta sexta-feira (5) pelo Ibama a usar um equipamento que permitirá a retomada das atividades.

Com a medida, de caráter excepcional, a empresa de capital norueguesa poderá utilizar a tecnologia de filtro prensa no processamento de resíduos. Assim, segundo a empresa, conseguirá estender a vida útil de um depósito de resíduos sólidos.

A refinaria fica em Barcarena (PA), perto de Belém. "Estamos prontos para voltar a operar e agradecemos todo o apoio que temos recebido das autoridades e da sociedade. Estamos fazendo todos os esforços para retomar a operação, enquanto mantemos nosso diálogo com as autoridades para retomar a produção total", disse, em nota à imprensa, o  vice-presidente executivo de Bauxita e Alumina, John Thuestad.

Na quarta-feira (3), a empresa havia anunciado a suspensão das atividades porque esse depósito estava chegando ao limite da sua capacidade. O segundo depósito de resíduos sólidos está sem uso há sete meses por determinação judicial e foi alvo de multa de R$ 10 milhões pelo Ibama por falta de licença ambiental.

A Hydro Alunorte é acusada de ter provocado um acidente ambiental em meados de fevereiro, quando fortes chuvas atingiram a região. A empresa nega o transbordamento de resíduos, mas admite o lançamento de efluentes (água da chuva que caiu no pátio da empresa) não tratados no rio Pará durante a inundação.

Os órgãos de fiscalização e monitoramento têm posições divergentes sobre o suposto acidente. O Ibama e a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) não constaram o transbordamento, mas o Instituto Evandro Chagas (IEC), do Ministério da Saúde, afirma que ele ocorreu.

A Alunorte é a maior refinaria de alumina do mundo. Por causa da determinação judicial para reduzir sua produção pela metade, a empresa decretou férias coletivas a 1.000 dos seus 6.000 funcionários diretos e indiretos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório