Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Paulo Guedes quer sincronizar abertura comercial à redução de impostos

Ele é o futuro ministro da Economia

Paulo Guedes quer sincronizar abertura comercial à redução de impostos
Notícias ao Minuto Brasil

18:23 - 30/10/18 por Folhapress

Economia Governo

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta nesta terça (30) que a fusão dos ministérios da Fazenda e Indústria tem como objetivo reduzir a carga tributária sincronizada com uma política de abertura comercial.

Segundo Guedes, a abertura deverá ser gradual para não prejudicar a indústria brasileira que em sua avaliação, está entrincheirada, tentando se proteger da competição externa com a ajuda de incentivos tributários e subsídios.

Apesar de fala de Bolsonaro, líderes avaliam que Previdência não avança

"Quem tem lobby consegue desoneração e quem não tem vai para o Refis [programa de renegociação de dívidas tributárias]", disse.

A redução da carga tributária e a simplificação dos impostos teria como objetivo interromper esse círculo vicioso e permitir o ganho de competitividade por meio da abertura comercial.

"Não vamos fazer uma abertura abrupta para prejudicar a indústria brasileira, ao contrário, vamos retomar o seu crescimento com juros baixos, reformas fiscais e desburocratização", afirmou.

"A razão do ministério da indústria e comércio estar próximo da economia é justamente para isso. Não adianta a turma da Receita ir baixando os impostos devagar e a turma da Indústria abrir muito rápido. Isso tudo tem que ser sincronizado, com uma orientação única".

Guedes afirmou que ainda não começou a tratar de nomes para chefiar as estatais.

Sobre a subvenção do diesel, o futuro ministro afirmou que uma opção foi elaborada, mas ainda não deu tempo de levá-la ao presidente eleito.

Guedes afirmou que ainda não convidou nomes que estão no governo para ficar. Mansuetude Almeida, secretário do Tesouro, e Marcos Mendes, secretário especial da Fazenda, são cotados para ficar. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório