Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Infraestrura: BNDES financiará fase inicial de projetos de concessão

Tarcísio Gomes de Freitas que pretende estimular o mercado de debêntures e retomar algumas obras paradas

Infraestrura: BNDES financiará fase inicial de projetos de concessão
Notícias ao Minuto Brasil

05:43 - 28/11/18 por Folhapress

Economia Futuro

O futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pretende acelerar as concessões de rodovias, ferrovias, terminais portuários e aeroportos que, "na largada", serão financiadas por bancos públicos.

Em uma entrevista por telefone, Freitas disse que pretende estimular o mercado de debêntures para retirar do BNDES, por exemplo, o peso dos financiamentos depois de três ou cinco anos.

Também afirmou que vai retomar obras paradas, mas não todas. Para isso, está revendo o Orçamento que será votado pelo Congresso até meados de dezembro.

LEIA A ENTREVISTA:

PERGUNTA - Qual será sua prioridade à frente da Infraestrutura?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - A ideia é caminhar junto com o Programa de Parceria em Investimentos [onde ele é diretor]. A maior parte das concessões e privatizações sai do Ministério dos Transportes e vamos dar continuidade ao programa. Ampliar o número de concessões. Serão mais rodovias, mais ferrovias, mais terminais portuários e aeroportos.

Notícias ao MinutoTarcísio Gomes de Freitas

PERGUNTA - Na campanha, a equipe de Bolsonaro defendeu o destravamento de obras paradas, como a BR 163. Elas serão contempladas?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - Sim, mas, para isso, vamos levar em conta se elas reduzirão o custo logístico. Uma obra para ser feita precisa que reduzir os custos de transportes, especialmente no escoamento de cargas.

PERGUNTA - A EPL [Empresa de Projetos em Logística] vinha fazendo os estudos que relacionam demanda e o custo logístico. Bolsonaro chegou a dizer quer fecharia a estatal. O plano será mantido?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - A EPL vai continuar planejando e estruturando projetos de infraestrutura. Vamos usar até o limite da capacidade [de trabalho da estatal] para levar nosso plano adiante.

PERGUNTA - Então, o sr. vai adotar o Plano Nacional de Logística feito pela EPL como parâmetro para definição de obras?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - Sim. Precisamos fazer mais obras com a melhor alocação dos recursos.

PERGUNTA - Haverá ajustes no Orçamento na sua área?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - Vai ter ajuste e estamos começando a trabalhar nisso. Vamos fechar as obras que estão andando e diversas que estão paradas.

PERGUNTA - Qual será o papel do BNDES no financiamento de projetos de infraestrutura?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - Continuaremos a usar a capacidade de financiamento do BNDES e da Caixa.

PERGUNTA - Vocês desistiram de usar as debêntures para financiar os projetos?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - Ao contrário. Queremos estimular esse mercado para financiar projetos de infraestrutura. Para isso, estudamos abrir esse tipo de investimento para pessoas jurídicas [hoje está disponível somente para pessoa física]. No entanto, esse tipo de investimento só é adequado depois que a obra não oferece mais risco [de ser concluída], o que ocorre entre três e cinco anos.

PERGUNTA - BNDES e Caixa então ficariam na fase inicial dos projetos?

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS - Exato, só na largada. Os investidores não querem assumir o risco inicial da obra. Por isso, as debêntures entrariam na fase posterior. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório