Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confiança na indústria avança 0,2 ponto em novembro ante outubro

Índice vinha de três quedas consecutivas

Confiança na indústria avança 0,2 ponto em novembro ante outubro
Notícias ao Minuto Brasil

09:25 - 29/11/18 por Estadao Conteudo

Economia FGV

A confiança da indústria interrompeu, em novembro, uma sequência de três baixas seguidas e registrou uma pequena variação positiva. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve um leve avanço de 0,2 ponto porcentual em novembro na comparação com outubro, para 94,3 pontos. O resultado, informado nesta quinta-feira, 29, é a primeira alta desde maio último. No mês passado o indicador havia mostrado uma queda de 2 pontos, para 94,1 pontos.

"A melhora da confiança em novembro, disseminada por quase 75% dos segmentos industriais, reflete a redução da incerteza com o fim do período eleitoral e sinaliza início da retomada da tendência de alta interrompida no segundo trimestre do ano, que se confirmará com as primeiras medidas do novo governo a partir do início do ano que vem", afirma em nota Andressa Durão, coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV IBRE.

Situação Atual

Após três meses de quedas consecutivas, o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,3 ponto para 94,2 pontos, em novembro. Já o Índice de Expectativas (IE) permanece em queda, ao recuar 1,0 ponto, para 94,5 pontos, o menor desde julho de 2017 (94,1 pontos). O movimento de alta do ISA foi resultado de uma melhora de 11 dos 19 segmentos pesquisados. Nas expectativas, a queda foi concentrada em 6 dos 19 segmentos. Em termos agregados, houve alta da confiança em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

Os indicadores que avaliam a situação atual dos negócios e o nível de demanda atual foram as principais influências no avanço do ISA em novembro, ambos com aumento de 2,0 pontos. O porcentual de empresas avaliando a situação atual como boa permaneceu estável em 11,8%; já o porcentual avaliando como ruim caiu de 24,9% para 20,0%.

No indicador de nível demanda, houve queda da parcela das empresas que o avaliam como forte, de 7,9% para 7,7%, e também da parcela das que o avaliam como fraco, em maior magnitude, de 26,3% para 22,9% do total.

As expectativas dos empresários sobre a produção nos próximos três meses exerceram a principal influência para a queda do IE no mês. O indicador caiu 5,5 pontos, para 87,5 pontos, menor nível desde maio de 2016 (80,1 pontos) e acumula uma perda de 20,8 pontos nos últimos quatro meses.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) recuou 1,2 ponto porcentual em novembro, para 75,2%, o menor nível desde janeiro. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório