Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mourão defende garantia contra risco cambial para obras de grande porte

O vice-presidente explicou que o governo compensaria a iniciativa privada diante da oscilação do dólar

Mourão defende garantia contra risco cambial para obras de grande porte
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 29/11/18 por Folhapress

Economia Dinheiro

Em palestra para empresários ligados à infraestrutura de transporte terrestre nesta quinta-feira (29), o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), propôs uma garantia contra risco cambial no qual o governo compensaria a iniciativa privada diante da oscilação do dólar.

Ele disse defender esta medida para obras de grande porte, com flutuação cambial significativa por causa do volume de insumos.

"Visualizamos claramente que o governo tem de ter o planejamento, a licitação muito bem feita e a garantia contratual para que a empresa possa participar desse processo e executar o que está sendo demandado. Quando toca na questão da garantia, uma coisa é a variação de custo. Seria o caso de estudar um dólar médio. Se subir, tem de ser compensado pelo governo. Se descer, a empresa está com o seu lucro ainda mais assegurado", afirmou em palestra promovida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

+ Índice que regula aluguéis tem deflação de 0,49% em novembro

Após o evento, em conversa com jornalistas, detalhou a proposta, que disse ser algo defendido por ele, mas que ainda dependia do aval de outros integrantes do governo.

"O dólar flutua demais. Vamos dizer que seja estabelecido em R$3,50. Este é o parâmetro na constituição. Se o dólar subir para R$ 3,70, aí entra o parceiro público, o governo, para compensar a empresa no prejuízo", disse o vice-presidente eleito.

"Isso é para construção. Se você vai chamar um parceiro privado, ele tem que ter alguma garantia porque vai entrar num capital de alto risco", afirmou Mourão.

Durante a palestra, o vice-presidente eleito defendeu "privatizar aquilo que tiver que ser privatizado". Aos jornalistas, reiterou que empresas como Petrobras e Banco do Brasil não serão privatizadas. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório