Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cautela com cartão de crédito é chave para um ano novo sem estresse

Contadora orienta consumidores sobre gastos de fim de ano

Cautela com cartão de crédito é chave para um ano novo sem estresse
Notícias ao Minuto Brasil

17:44 - 02/12/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Dicas

Com as festas de fim de ano se aproximando, o trabalhador brasileiro se depara com uma de suas maiores felicidades: o 13º salário. Com ele, chegam também muitos gastos que, às vezes, são inevitáveis, a exemplo de confraternizações com os colegas do trabalho, amigos secretos, a ceia natalina, presentes para os familiares e viagens para curtir o réveillon.

"Todos nós queremos curtir a virada de ano, mimar nossos filhos com as novidades do mercado e tomar aquela cervejinha na festa do colega, e o parcelamento destes custos no cartão de crédito pode parecer uma grande solução a curto prazo. Há, porém, a necessidade de tomar muito cuidado. É preciso lembrar que comemorações no final do ano são sempre sucedidas por ocasiões menos festivas, como o pagamento do IPVA, IPTU, matrícula escolar e muitos outros", lembra Dora Ramos, que é contadora e orientadora financeira.

Segundo ela, não há nada pior do que já começar o ano endividado. "E o cartão de crédito, logo ele que por tantas vezes é um forte aliado, pode se virar contra nós", destaca.

+ Brasileiros tiram R$ 9 bilhões da Suíça após Lava Jato

Pequenas e suaves parcelas, conforme avalia, rapidamente se tornam uma grande, incontrolável dívida. Então, a palavra-chave é a cautela. "Mantenha suas responsabilidades financeiras em mente. Se necessário, coloque-as na ponta do lápis. Lembre-se que duzentos reais gastos agora podem significar uma quantia que fará falta em 2019. Mais que isso: pense que uma dívida acumulada no início do ano tende apenas a crescer e criar proporções catastróficas ao longo dos 12 meses. Então, o foco do planejamento deve ser passar o ano zerado em termos de dívidas", afirmou.

O que fazer, então, com o 13º salário? A contadora orienta: "Primeiramente, pense em quitar quaisquer dívidas pendentes. Depois, se certifique que você consegue cumprir com os gastos já descritos aqui: IPVA, IPTU, etc. Tente, se possível, guardar algo extra, por menor que seja, para dias mais complicados de 2019. E, só então, comece a usufruir dele para viagens, presentes e comemorações. Evite, porém, parcelas muito longas. Será que vale a pena pagar o divertimento de dezembro até outubro do ano que vem?", questiona.

Para ela, ter o pé no chão no fim de ano é, sim, dificil, diante de tantas oportunidades de satisfações pessoais. Mas o importante é lembrar que a passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro é apenas mais um dia.

"O sentimento de renovação é prazeroso, mas permanece dentro de você. Suas dívidas e responsabilidades financeiras não desaparecem junto com os fogos e nem te deixam de lado para pular ondinhas. Comemore o fim de 2018, suas conquistas e realizações, sim, mas lembrando sempre que 2019 trará outros 365 dias", pondera Dora Ramos.

Campo obrigatório