Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Medidas anunciadas por Macron custarão 10 bilhões de euros

Presidente tenta conter a ira do movimento dos "gilet jaunes"

Medidas anunciadas por Macron custarão 10 bilhões de euros
Notícias ao Minuto Brasil

10:04 - 11/12/18 por Ansa

Economia Preços

As medidas anunciadas na noite de ontem (10) pelo presidente francês, Emmanuel Macron, para conter os protestos do movimento "gilet jaunes" custarão de 8 a 10 bilhões de euros ao governo.

Apesar do Palácio do Eliseu não detalhar a cifra, a previsão foi confirmada pelo secretário de Estado das Contas Públicas da França, Olivier Dussopt.

+ Empresas chinesas já investiram US$ 55 bilhões no Brasil em 10 anos

Macron decidiu dar um aumento de 100 euros no salário mínimo a partir de 2019 - o salário mínimo atual bruto é 1.498,47 euros.

O presidente também decidiu isentar as horas extras de impostos e pediu para as empresas darem um abono aos funcionários no final do ano, igualmente sem taxação.

As novas medidas também preveem um bônus para funcionários públicos e isenção do aumento do imposto de seguridade social a aposentados que recebem menos de 2 mil euros por mês.

Macron adotou as medidas como forma de conter a ira de milhares de manifestantes que saíram às ruas por várias semanas, desde 17 e novembro, para protestar contra o aumento no preço do combustível e as políticas sociais e econômicas do governo. (ANSA)

Campo obrigatório