Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

BC reduz previsão de crescimento da economia em 2018

As previsões para agropecuária e indústria em 2019 foram mantidas, respectivamente, em 2% e 2,9%

BC reduz previsão de crescimento da economia em 2018
Notícias ao Minuto Brasil

10:28 - 20/12/18 por Folhapress

Economia Pesquisa

O Banco Central reduziu a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2018 de 1,4% para 1,3%, segundo o relatório trimestral de inflação, divulgado nesta quinta-feira (20) pela instituição. Segundo o BC, esse ajuste na projeção repercute os resultados do PIB no terceiro trimestre do ano, da revisão da série histórica do PIB e de estatísticas setoriais disponíveis para o quarto trimestre.Para 2019, no entanto, a autoridade monetária manteve a projeção para o crescimento da economia, que era de 2,4%.

+ 60% dos brasileiros escolhem a poupança para guardar dinheiro

Segundo o BC, essa projeção está em linha com a perspectiva de continuidade da retomada gradual da atividade econômica ao longo dos próximos trimestres. "Conforme destacado no Relatório de Inflação de setembro, essa projeção é condicionada ao cenário de continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira, notadamente de natureza fiscal", disse a instituição.

+ Varejo espera melhor Natal em 10 anos, mas consumidor ainda não comprou

As previsões para agropecuária e indústria em 2019 foram mantidas, respectivamente, em 2% e 2,9%. Houve ligeira alta na projeção para o crescimento do setor de comércio e serviços (de 2% para 2,1%).

A estimativa para o crescimento das exportações foi revista de 6% para 5,7%, diante de perspectiva de desaceleração da economia global, enquanto a projeção para as importações passou de 5,9% para 6,1%. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório