Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump cogita demitir presidente do BC dos Estados Unidos, diz agência

Presidente estaria insatisfeito com as altas de juros promovidas pela instituição

Trump cogita demitir presidente do BC dos Estados Unidos, diz agência
Notícias ao Minuto Brasil

17:40 - 22/12/18 por Folhapress

Economia Juros

Em meio a uma semana turbulenta no mercado de ações americano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem discutindo demitir Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central do país), de acordo com a agência de notícias Bloomberg.

Segundo a agência, que ouviu quatro pessoas próximas ao tema sob condição de anonimato, Trump estaria insatisfeito com as altas de juros promovidas pela instituição e com as perdas no mercado de ações dos últimos meses.

+ Futura ministra quer acabar com inspeção diária em frigoríficos do país

+ Cuba soma dívida de US$ 6,5 milhões com o Brasil

Por outro lado, os assessores consultados dizem não acreditar que a medida será tomada e torcem para que o impulso de Trump perca força ao longo do feriado.

A reportagem aponta que eles vêm advertindo Trump que a demissão de Powell seria desastrosa por abalar a confiança de investidores na independência do Fed para definir a política monetária do país sem interferência política.

Também não está claro se a legislação americana dá autoridade para que o republicano demita o presidente do Fed.

Na quarta-feira (19), o banco central americano aumentou pela quarta vez neste ano os juros nos Estados Unidos, levando a taxa para a faixa entre 2,25% e 2,5% ao ano, o maior patamar em quase 11 anos.É a nona alta desde dezembro de 2015, quando o Fed passou a normalizar sua política de juros após as reduções da taxa para combater a crise de 2008.

No comunicado em que informou a decisão, o Fed afirmou que os aumentos graduais nos juros são consistentes com a expansão sustentada da atividade econômica, com as condições sólidas do mercado de trabalho e com a inflação próxima da meta de 2% ao ano no médio prazo.

Na véspera, Trump, que considera que a alta dos juros pode desacelerar a recuperação da economia americana escreveu em uma rede social: "Sinta o mercado, não leve em consideração apenas números sem significados. Boa sorte!"

O Fed sinalizou duas altas para a taxa no próximo ano, enquanto a expectativa anterior era de três elevações.

A última semana foi a pior para o mercado de ações americano desde a crise.

O índice Dow Jones, que reúne as 30 ações mais líquidas da Bolsa de Nova York, despencou 6,9% na semana, a pior desde a encerrada em 10 de outubro de 2008 (-18,15%). O Nasdaq caiu 8,4%.

Procurados pela Bloomberg, Casa Branca e FED não comentaram a reportagem. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório