Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsa cai mais de 5% no Japão refletindo turbulências nos EUA

Índice Nikkei 225 recuou 5,01%, maior queda desde abril do ano passado

Bolsa cai mais de 5% no Japão refletindo turbulências nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

17:11 - 25/12/18 por Folhapress

Economia Mercado

A Bolsa de Valores do Japão teve um dia de queda acentuada nesta terça-feira (25), em que a maioria dos mercados se manteve fechado em razão da comemoração do Natal. O índice Nikkei 225 recuou 5,01%, maior queda desde abril do ano passado. 

Com isso, atingiu seu nível mais baixo desde maio de 2017, aos 19,155.74 pontos. O índice está mais de 20% abaixo do nível que atingiu em outubro deste ano o que, na linguagem do mercado, indica um "bear market" (em referência ao urso, animal que representa o mercado financeiro em baixa).

As perdas vêm sendo atribuídas a um reflexo das turbulências nas bolsas dos Estados Unidos, que vem registrando seus  piores resultados desde a crise de 2008.

+ Investigada, Assembleia do Rio eleva orçamento em 12% para 2019

A instabilidade em Wall Street ganhou força após a decisão do Fed (o Federal Reserv, banco central dos Estados Unidos) de elevar os juros pela quarta vez neste ano e a consequente reação do presidente Donald Trump.

A decisão deixou o republicano, que teria avaliado demitir o presidente do Fed, Jerome Powell. A ação cogitada por Trump contraria a prerrogativa de independência do Fed em relação ao governo e, por isso, as especulações ampliam a incerteza no mercado financeiro.

Na segunda (24), em meio a mais um dia de quedas nas bolsas, Trump usou o Twitter para dizer que o Fed era o único problema da economia do país e que a instituição não entenderia o mercado.

Além disso, o republicano trava uma disputa no Congresso para aprovar o Orçamento de 2019. Com o atraso para sua aprovação, o governo está parcialmente paralisado, com mais de 380 mil funcionários em férias coletivas.

QUEDAS

Além do Japão, as quedas também atingiram outros mercados asiáticos.

O índice chinês SHCOMP (Shanghai Composite Index) também recuou nesta terça, registrando baixa de 0,9%, após ter registrado baixa de mais de 2% ao longo do dia.  Na segunda, o preço do petróleo caiu mais de 2%, para o menor nível em um ano, consequência da baixa dos mercados acionários mundo afora.

Os futuros do petróleo dos EUA caíram mais de 30% até agora no trimestre, atingindo o menor preço desde o terceiro trimestre de 2016, com investidores cada vez mais preocupados com o com a cada vez maior disputa comercial entre os Estados Unidos e a China e o futuro da demanda pela commoditie.

As ações de Wall Street também recuaram na segunda, com o S&P 500 (das maiores empresas) caindo quase 15% este mês.

Muitos mercados financeiros, incluindo o brasileiro, estão fechados nesta terça-feira para o dia de Natal. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório