Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

McDonald's perde registro de 'Big Mac' em disputa com cadeia familiar

Ainda cabe recurso da decisão

McDonald's perde registro de 'Big Mac' em disputa com cadeia familiar
Notícias ao Minuto Brasil

10:38 - 16/01/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Marca

A empresa familiar irlandesa Supermac's conseguiu que o Big Mac deixe de ser uma marca registrada na Europa. A decisão é ainda passível de recurso mas já é considerada uma vitória pelos donos da hamburgueria na Irlanda.

Pat McDonagh quis expandir para o Reino Unido e restante Europa mas passou a travar uma batalha legal com a rede de fast food.

No entanto, como destaca o Diário de Notícias, oO EUIPO ( European Union Intellectual Property Office) - que gere os direitos das marcas - considerou que a McDonald's não pode provar que é a verdadeira detentora do nome Big Mac. A cadeia norte-americana impedia que a Supermac's entrasse na Europa alegando que os nomes Big Mac e Supermac iriam confundir os clientes.

O EUIPO considerou que empresa McDonald's não provou o uso genuíno do Big Mac, registado em 1996, como um nome de hambúrguer ou de um restaurante.

A decisão tem efeitos imediatos mas a cadeia norte-americana ainda pode recorrer. "É uma vitória para todas as pequenas empresas. Isso impede que empresas maiores acumulem marcas sem terem intenção de as usar", disse McDonagh em entrevista ao Guardian.

"Sabíamos que era um cenário de David contra Golias, mas só porque a McDonald's tem bolsos fundos e nós somos relativamente pequenos, mas isso não significava que não iríamos lutar", disse McDonagh.

"O objetivo original do nosso pedido de cancelamento [dos direitos] foi esclarecer o uso de uma marca registada como bullying de uma multinacional para sufocar a concorrência", disse o dono da Supermac's.

Campo obrigatório