Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Negociações entre Mercosul-UE devem ser retomadas logo, diz comissária

O tratado é discutido há mais de 20 anos

Negociações entre Mercosul-UE devem ser retomadas logo, diz comissária
Notícias ao Minuto Brasil

17:50 - 24/01/19 por Folhapress

Economia Mercado

A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, disse nesta quinta-feira (24) em Davos que uma nova rodada de negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) deve acontecer nos próximos seis meses. O tratado é discutido há mais de 20 anos.

"O governo [Bolsonaro] precisa de um tempo para se coordenar internamente e com os parceiros de bloco", afirmou ela, depois de se reunir com o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, único integrante do alto escalão do Executivo que continua na cidade suíça, em que acontece até sexta (25) o Fórum Econômico Mundial -o presidente e outros ministros partiram no meio da tarde de quinta.

+ Arrecadação federal tem alta de 4,74% acima da inflação em 2018

Sobre a recente imposição, pela UE, de cotas para alguns produtos derivados do aço, medida que afeta parte das exportações siderúrgicas brasileiras, Malmstöm disse que as salvaguardas se devem a barreiras fixadas em 2018 pelos EUA para o aço estrangeiro.

"Estamos tentando achar uma maneira de lidar com isso. Precisamos nos certificar de que temos mecanismos de proteção prontos se houver uma alta de importações que cause dumping no mercado. Tentamos fazer isso de uma maneira que respeite fluxos comerciais tradicionais, não queremos ser protecionistas." Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório