Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mudanças no Smiles dificultam acúmulo de milhas e reduzem benefícios

As mudanças sõ válidas a partir desta sexta-feira (1)

Mudanças no Smiles dificultam acúmulo de milhas e reduzem benefícios
Notícias ao Minuto Brasil

11:40 - 01/03/19 por GUILHERME MAGALHÃES para Folhapress

Economia Viagens

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Carnaval começa menos animado para os clientes Smiles. Isso porque o novo regulamento do programa de fidelidade da Gol, que entra em vigor nesta sexta-feira (1º), torna mais difícil para o passageiro acumular milhas, subir de categoria e ter acesso a bilhetes cortesia, entre outras más notícias.

Antes, ao comprar uma passagem da Gol, os passageiros acumulavam milhas de acordo com o seguinte esquema de tarifas:Promo - 1 milha por realLight - 2 milhas por realPlus - 3 milhas por realMax - 4 milhas por real

Agora, o acúmulo será contabilizado da seguinte forma:Promo - 1 milha por realLight - 1 milha por realPlus - 2 milhas por realMax - 3 milhas por real

Ficará mais difícil também migrar de categoria. O programa da Gol conta com quatro: Smiles, Prata, Ouro e Diamante.Como todo programa de fidelidade, a ideia aqui é recompensar os passageiros mais frequentes com benefícios -descontos, prioridade em listas de espera- e mimos -prioridade no embarque e acesso a salas VIP em aeroportos, por exemplo.

Para se qualificar a uma categoria mais alta, as companhias levam em conta as chamadas milhas qualificáveis, que são obtidas de forma diferente das milhas (ou pontos, dependendo da empresa) tradicionais.O Smiles tinha um diferencial interessante: era o único programa de fidelidade de companhia aérea brasileira que contabilizava como qualificável as milhas que o passageiro transferia do cartão de crédito.

A partir desta sexta-feira, porém, não mais. Renderão milhas para subir de categoria apenas aquelas obtidas por voos, pelo Clube Smiles (espécie de assinatura mensal) e pelos cartões de crédito Smiles. As milhas transferidas de outros cartões de crédito para o Smiles contarão apenas para emitir passagens.

Para avançar nas categorias do programa, o cliente dispõe de dois caminhos: acumular as milhas qualificáveis necessárias ou o número de trechos necessários.Mas a definição de trecho também mudou -para pior.Antes, um voo de Congonhas para Belém com escala em Brasília contava como dois trechos.

A partir desta sexta, contará como um só, não importando a quantidade de conexões. Uma boa notícia, ao menos: trechos emitidos com milhas Smiles continuam contando para subir de categoria, ao contrário de outros programas de fidelidade, nos quais passagens emitidas com milhas são desprezadas nessa conta.O corte de benefícios não deixou de fora nem os clientes Diamante, a categoria mais "top" do Smiles.

O bilhete cortesia anual para acompanhante será limitado a voos Gol domésticos e na América do Sul -destinos nos Estados Unidos, por exemplo, ficam de fora, num momento em que a Gol retomou voos para Miami e Orlando.O teto para resgate de milhas por clientes Diamante também subiu, indo de 25 mil para 35 mil milhas. O benefício é vantajoso em datas de alta demanda, quando o passageiro geralmente precisa de mais milhas para resgatar uma passagem.

Agora, pode ocorrer de um bilhete custar 10 mil milhas a mais. Em compensação, passageiros que pertencem à categoria Diamante poderão reservar um bilhete usando a Tarifa Garantida, que congela o preço da passagem por cinco dias. Já disponível para passagens emitidas com milhas, agora o benefício poderá ser usado por esses clientes até cinco vezes no ano para passagens pagas em reais.Já os clientes da categoria Ouro perderão um benefício importante: o direito de levar gratuitamente um acompanhante para as salas VIP, o Gol Premium Lounge, nos aeroportos de Guarulhos e Galeão. A partir desta sexta, o acompanhante terá de pagar pelo acesso. Guilherme Magalhães para Folhapress.

Campo obrigatório