Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Já temos maioria para aprovar Previdência, diz presidente da CCJ

Texto da reforma precisa de maioria simples para ser aprovado entre os 66 membros que fazem parte da comissão

Já temos maioria para aprovar Previdência, diz presidente da CCJ
Notícias ao Minuto Brasil

17:08 - 19/03/19 por Folhapress

Economia agora vai?

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Felipe Francischini (PSL-PR), afirmou nesta terça-feira (19) já ter os votos necessários para a aprovação da reforma da Previdência no colegiado.

"Pela análise do perfil e dos partidos, já temos maioria", afirmou ele após a primeira reunião oficial da comissão da Câmara.

Na CCJ, o texto da reforma precisa de maioria simples para ser aprovado, entre os 66 membros que fazem parte da comissão.

O governo, porém, quer ir para a comissão especial, que analisa o mérito da proposta e deve ter aprovação mais difícil, com força. Para isso, precisa angariar uma boa margem de votos na CCJ, que decide sobre a constitucionalidade da proposta e por isso é considerada mais simples.

+ Papel do Estado é não atrapalhar empreendedor, diz Flávio Bolsonaro

A expectativa de Francischini é de que o relator, que será anunciado nesta quinta-feira (21), entregue seu parecer até o dia 26 de abril.

A deliberação sobre o texto ficaria para o dia 3 de abril. Inicialmente, os deputados governistas falavam em votar a reforma ainda em março, mas recuaram. Já a oposição quer atrasar a análise até pelo menos a segunda semana de abril.

O presidente da CCJ afirmou que o projeto que muda as regras da aposentadoria dos militares chegará à Casa nesta quarta (20). "A equipe econômica está finalizando o texto", disse.

Ele apontará o relator da proposta de emenda constitucional somente após a chegada do projeto de lei sobre as Forças Armadas, por causa de acordo com líderes no Congresso.

Campo obrigatório