Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Azul terá de reavaliar proposta pela Avianca, diz analista

A questão trabalhista, por exemplo, é questão sensível a ser resolvida

Azul terá de reavaliar proposta pela Avianca, diz analista
Notícias ao Minuto Brasil

17:26 - 03/04/19 por Estadao Conteudo

Economia Aéreas

A Azul provavelmente terá de reavaliar sua proposta após a decisão da gestora americana Elliott, maior credor da dívida da Avianca Brasil, de dividir os ativos em várias partes e convidar Gol e Latam para participarem do processo, segundo um analista do setor que pede para não ser identificado. "Mudou um pouco o cenário. Provavelmente uma dessas sete unidades produtivas (UPIs) que serão criadas deve interessar a Azul. Um possível resultado desse leilão seria cada uma das aéreas ficar com um pedaço 'saudável' da Avianca (sem passivos trabalhistas ou tributários)", estima o analista.

O movimento desta quarta-feira, na visão do analista, representa uma tentativa de maximizar o valor da empresa, conseguindo assim pagar suas dívidas. "A maior parte desse valor, porém, se refere a ativos que a companhia não tem. Nesse ponto é que entra o governo", observa o analista, se referindo aos 70 slots envolvidos na negociação, que não são de propriedade da Avianca e sim uma concessão.

+ Gol e Latam farão proposta por ativos da Avianca

A questão trabalhista, por exemplo, é outra questão sensível a ser resolvida, acrescenta. "A recontratação dos funcionários da Avianca seria feita através de um novo contrato. Não sabemos se os funcionários irão aceitar os novos termos."

A dívida tributária a ser paga é outro incógnita, dado que não se sabe como isso entrará na conta. "É outra questão que fica para o governo resolver", observa o analista. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório