Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vôlei de praia do Brasil busca duas vagas em Tóquio-2020

Pelo regulamento, serão duas vagas olímpicas por gênero e participam 16 duplas - 15 dos países mais bem classificados no ranking mundial em 15 de julho de 2019

Vôlei de praia do Brasil busca duas vagas em Tóquio-2020
Notícias ao Minuto Brasil

12:30 - 17/09/19 por Estadao Conteudo

Esporte Tóquio-2020

O Brasil terá nesta semana uma oportunidade de conquistar mais duas vagas no vôlei de praia para os Jogos de Tóquio-2020. A partir desta quarta-feira, Ângela e Carol Horta, no feminino, e André e George, no masculino, disputarão o Pré-Olímpico na cidade de Haiyang, na China. Será a primeira na história que a Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês) faz um torneio pré-olímpico desde a introdução da modalidade em Atlanta-1996, nos Estados Unidos.

Pelo regulamento, serão duas vagas olímpicas por gênero e participam 16 duplas - 15 dos países mais bem classificados no ranking mundial em 15 de julho de 2019, mais um representante do país sede do pré-olímpico, que é a China. Esse Pré-Olímpico em Haiyang não tem premiação em dinheiro e nem dá pontos no ranking mundial.

O formato de disputa será diferente de outras competições do Circuito Mundial. Na primeira fase serão quatro grupos com quatro duplas em cada, sendo que os três melhores avançam para a etapa seguinte. Na segunda fase serão quatro chaves com três duplas e os dois melhores seguem no torneio, quando dois grupos com quatro duplas serão formados. Nesta etapa passam dois em cada chave. O primeiro lugar de um grupo enfrenta o segundo do outro e o vencedor de cada um destes duelos garante a vaga em Tóquio-2020.

No torneio feminino, Ângela e Carol estão no Grupo B junto com Menegatti/Orsi-Toth (Itália), Liliana/Elsa (Espanha) e Ishii/Murakani (Japão). A dupla, que recentemente conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, disputou dois torneios na China nesta temporada e ficou com a prata em ambos.

"Ficamos bem felizes quando soubemos que representaríamos o Brasil neste Pré-Olímpico. É um torneio diferente, estamos bem motivados e focadas para fazermos uma boa campanha. Já jogamos duas etapas na China neste ano e conseguimos duas medalhas, é um lugar que nos traz sorte. Espero que desta vez não seja diferente. Vamos fazer o nosso melhor por lá e tentar garantir essa vaga para o nosso país", disse Carol Horta.

Entre os homens, André e George serão os representantes brasileiros. Eles estão no Grupo A ao lado de P. Gao/Y. Li (China), Nicolai/Lupo (Itália) e Gerson/Heidrich (Suiça). "Este torneio é bastante diferente dos demais que já disputamos no Circuito Mundial. É a primeira vez que acontece com este formato. Para a nossa dupla eu acredito que será uma experiência boa. Será um evento com as melhores duplas do mundo e ainda valendo uma vaga nos Jogos Olímpicos para o nosso país. Estamos animados em jogar este campeonato, sabemos da importância do evento", comentou André.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório