Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com chance do hexa, Hamilton lidera 1º treino livre no México

O pentacampeão do mundo precisa somar 14 a mais do que Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, para assegurar o hexa com três corridas de antecipação para o término da temporada

Com chance do hexa, Hamilton lidera 1º treino livre no México
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 25/10/19 por Estadao Conteudo

Esporte Fórmula 1

Com chance de garantir o seu sexto título na Fórmula 1 já neste domingo, quando será disputado o GP do México, Lewis Hamilton liderou nesta sexta-feira a primeira sessão de treinos livres da prova. O britânico da Mercedes se garantiu na ponta ao cravar o tempo de 1min17s327 na sua melhor volta nestes trabalhos inicias de pista no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Disparado no topo do Mundial de Pilotos, com 338 pontos, o pentacampeão do mundo precisa somar 14 a mais do que Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, para assegurar o hexa com três corridas de antecipação para o término da temporada. O ano ainda contará com as disputas dos GPs dos Estados Unidos, do Brasil e de Abu Dabi. O finlandês é o vice-líder, com 274 pontos, e verá o inglês ser campeão na Cidade do México se o parceiro ganhar a prova e ele cruzar a bandeira quadriculada do quinto lugar para trás.

Franco favorito a triunfar nesta reta final do campeonato, Hamilton fechou este primeiro treino livre com 0s119 de vantagem sobre o monegasco Charles Leclerc, segundo colocado com a sua Ferrari e terceiro do Mundial, com 223 pontos. Com um tempo 0s134 mais lento do que o do líder, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, ficou com a terceira posição.

Bottas, por sua vez, foi apenas o quinto nesta sessão, com uma marca 0s678 pior do que a estabelecida pelo seu companheiro de Mercedes, e também foi superado pelo tailandês Alexander Albon, da Red Bull, 0s622 mais lento do que o líder.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, veio logo atrás, em sexto lugar, e esteve muito distante de Hamilton ao completar a sua melhor volta com um tempo 0s891 pior que o do britânico. O espanhol Carlos Sainz Jr, da McLaren, o francês Pierre Gasly e o russo Daniil Kvyat (ambos da Toro Rosso) e o italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) completaram o grupo dos dez primeiros deste treino livre.

Esta sessão também ficou marcada pelo acidente sofrido pelo canadense Lance Stroll, da Racing Point, que acertou a barreira de pneus em uma das curvas do traçado mexicano e provocou uma bandeira vermelha que paralisou o treino quando faltavam menos de meia hora para o seu fim. E ele terminou na 16ª posição no geral, logo à frente do mexicano Sergio Pérez, ídolo local que também teve um desempenho decepcionante pela Racing Point, cujos carros são equipados com motores fornecidos pela Mercedes.

O piloto da casa foi superado, entre outros, também pelo alemão Nico Hülkenberg e pelo australiano Daniel Ricciardo, ambos da Renault e respectivos 11º e 15º colocados, assim como pelo finlandês Kimi Raikkonen, 13º pela Alfa Romeo.

O segundo treino livre do GP do México está marcado para começar às 16 horas (de Brasília) desta sexta-feira, enquanto a sessão classificatória para o grid será iniciada às 15h de sábado. No domingo, a largada da corrida ocorrerá às 16h10. Caso vença e ainda conquiste o ponto extra ao cravar a volta mais rápida da prova, Hamilton será hexacampeão se Bottas chegar no máximo em quarto lugar.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório