Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tiago Nunes carrega perfil linha dura após rodar o país

O treinador escolheu o Corinthians para seguir, a partir de 2020, com sua ascensão profissional dentro do futebol brasileiro

Tiago Nunes carrega perfil linha dura após rodar o país
Notícias ao Minuto Brasil

13:30 - 07/11/19 por Folhapress

Esporte Treinador

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Certa vez, o técnico Tiago Nunes, 39, ouviu Mano Menezes, 57, dizer que a escolha do segundo clube grande da carreira é decisiva para sedimentar o nome no mercado.

Campeão da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil pelo Athletico, o agora ex-treinador do clube paranaense escolheu o Corinthians para seguir, a partir de 2020, com sua ascensão profissional dentro do futebol brasileiro. Atualmente, ele negocia contrato com a agremiação paulista.

Antes de chegar ao time rubro-negro, Nunes rodou por 21 clubes de nove estados do país e do Distrito Federal.

Durante sua peregrinação por equipes pequenas do Brasil, ele iniciou como preparador físico. Mesmo jovem, já mostrava o perfil exigente, e às vezes até linha dura, que caracterizaram seus trabalhos.

Foi assim, por exemplo, no Bacabal-MA, onde trabalhou com Luiz Carlos Winck, em 2007. "O Tiago e eu tínhamos de organizar tudo. Eu como técnico, ele como preparador físico, muitas vezes ficávamos até de babá para os atletas com questões relacionadas à disciplina", conta à Folha o ex-lateral de Inter, Grêmio, Flamengo e Corinthians.

O time foi vice-campeão maranhense, mas isso não evitou que eles fossem demitidos. Naquele ano, o Bacabal tinha uma parceria com a prefeitura. Segundo o presidente do clube, Francisco de Assis Rodrigues, o prefeito da época queria mais liberdade para interferir no time e pediu a demissão de Nunes e Winck.

Winck confirma a história: "Eles queriam interferir em tudo, principalmente em contratações". Para ele, a experiência ajudou a formar o perfil de Nunes. "A gente sabe que, para você querer colocar certas coisas em clubes grandes, tem de ter um certo cuidado."

O ex-zagueiro Serginho, agora dirigente no Santa Cruz-RS e que trabalhou com o técnico em vários clubes, lembra como Nunes era exigente.

"Ele gostava que a gente executasse o trabalho no limite. No Maranhão, um estado com muito calor, alguns atletas não estavam acostumados com o método de trabalho dele, e nem por isso deixou de implementar. Tinha jogadores com passagens por Vasco, Fluminense, Coritiba, e ele não arregava."

Ainda como preparador físico, o gaúcho de Santa Maria conquistou o título estadual com o Luverdense, em 2009. No ano seguinte, já havia dado o salto para o comando técnico e levantou a taça do Acriano, com o Rio Branco.

Responsável pela contratação de Tiago Nunes para as categorias de base do Grêmio, em 2013, Júnior Chávare, atualmente diretor da base do Atlético-MG, destaca essa capacidade de comando.

"Ele é um gestor, sabe gerir um grupo com muita humildade, prima muito pelo bom relacionamento e alia isso ao seu grande conhecimento técnico do futebol", diz à reportagem. "Ele é muito enérgico, mas sempre educado."

Para o pai de Tiago, o aposentado Múcio da Silva Nunes, 72, o treinador carrega outras experiências que foram fundamentais em sua carreira, como ter dirigido o Bagé, em 2012, pelo qual participou de um dos clássicos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Ba-Gua (Bagé x Guarany de Bagé).

"Quem enfrentou um Ba-Gua e venceu, por 3 a 0, num dia de chuva, não se assusta com nada", diz o pai.Com esse estilo, o técnico levou o Athletico à conquista da inédita taça da Copa Sul-Americana em 2018, derrotando o Junior Barranquilla (COL) na decisão. Este ano, ele teve nova campanha vitoriosa, desta vez, na Copa do Brasil, ao superar o Internacional na final.

O Athletico, já sem pretensões no Brasileiro após a conquista da Copa do Brasil, foi a Itaquera, no último dia 10 de outubro, com um time reserva, para enfrentar um Corinthians ávido por uma vitória a fim de se manter, àquela altura, no G4 da competição.

Em campo, o que se viu foi o time paulista completamente dominado pelo adversário. Sem criatividade no ataque e desorganizado na defesa, foi envolvido pelo ágil toque de bola, compactação e velocidade do Athletico.

A equipe então comandada por Fábio Carille arrancou um 2 a 2, apesar de ter jogado menos que o rival. Os gols corintianos nasceram da insistência em cruzar a bola na área. O time paranaense anotou em lances trabalhados com triangulações, organização tática e finalizações precisas.

Menos de um mês após aquele resultado, o Corinthians resolveu apostar em Nunes para substituir Carille. Nesta quarta (6), o novo treinador alvinegro anunciou sua despedida do Athletico e falou que ouvirá de seu empresário os detalhes da proposta.

"O que vai acontecer a partir desse momento vai ser debatido, discutido, e aí vamos pensar em 2020, usando dezembro para questões de planejamento", disse o treinador, reafirmando sua vontade de só voltar a trabalhar à beira do campo no próximo ano.

Nunes é formado em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria e, com orgulho, um devorador de livros. Adora biografias. Já leu as histórias dos técnicos José Mourinho, Pep Guardiola e Alex Ferguson, dos quais tenta extrair noções que possa implementar ao seu trabalho.

Sua obra preferida é "Pirâmide Invertida", do jornalista inglês Jonathan Wilson. O livro se propõe a contar a evolução dos esquemas táticos no futebol, algo a que Nunes está bastante atento. "O dilema de que tratamos hoje, entre a posse de bola e as equipes reativas, é o mesmo descrito no livro entre os ingleses e escoceses no século 19."

No Athletico, Nunes resolveu esse dilema fazendo os jogadores terem uma posse de bola objetiva, em busca do ataque, além de contra-atacar com velocidade.

Com ele, a equipe tinha até o início da 31ª rodada do Brasileiro o quarto melhor ataque do torneio, com 44 gols. O Corinthians havia feito 32.

Agora, o desafio será repetir esse sucesso à frente de um Corinthians que caminha para terminar este ano em crise pela sequência de maus resultados que colocaram em xeque a possibilidade de o time conseguir, ao menos, uma vaga na Libertadores de 2020, último objetivo que resta ao clube neste ano.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório