Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Taison é punido por reação que teve após ser alvo de racismo

Revoltado com os gritos da torcida do Dínamo, Taison mostrou o dedo do meio e chutou a bola na direção dos torcedores

Taison é punido por reação que teve após ser alvo de racismo
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 21/11/19 por Folhapress

Esporte FUTEBOL-TAISON

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Associação Ucraniana de Futebol confirmou nesta quinta-feira (21) que o atacante Taison, 31, vai cumprir um jogo de suspensão após ter sido expulso durante partida do Shaktar Donetsk contra o Dínamo de Kiev, na qual ele foi vítima de insultos racistas. 

Revoltado com os gritos da torcida do Dínamo, que era visitante e estava em menor número, Taison mostrou o dedo do meio e chutou a bola na direção dos torcedores. Por causa disso, foi expulso.

O clube de Kiev também foi punido e terá de jogar uma partida com portões fechados, além de pagar uma multa de 500 mil Grívnia (cerca de R$ 87 mil). 

A sentença contra Taison foi criticada pela Fifpro (associação internacional de jogadores). Em nota, a entidade disse estar "decepcionada" com a decisão. "Sancionar uma vítima de racismo vai além da compreensão e joga a favor daqueles que promovem esse comportamento vergonhoso."

O caso aconteceu no último dia 10. Avisado do racismo pelo também brasileiro Dentinho, o árbitro do jogo paralisou a partida por cerca de cinco minutos durante o segundo tempo. Os jogadores do clube de Kiev foram até a beira do campo e pediram que as ofensas cessassem.

O jogo terminou com vitória do Shakhtar Donetsk por 1 a 0.

"Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível. Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento", disse Taison em uma publicação na rede social Instagram.

Vítima desta vez, o time de Dentinho e Taison já foi protagonista neste ano de outro caso de racismo. Em março, quando disputava a Liga Europa, a Uefa puniu o Shakhtar por bandeiras de extrema direita exibidas nas arquibancadas.

O clube de Donetsk tem atuado na Champions League desta temporada com parte do estádio fechado.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório