Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Palmeiras lembra dificuldades e se solidariza com a Itália

O clube alviverde foi fundado em 1914 por imigrantes italianos e tinha o nome de Palestra Itália

Palmeiras lembra dificuldades e se solidariza com a Itália
Notícias ao Minuto Brasil

13:00 - 20/03/20 por Estadao Conteudo

Esporte Carta aberta

O Palmeiras divulgou na noite de quinta-feira uma carta aberta aos italianos, como forma de solidariedade por causa da pandemia do novo coronavírus, denominado Covid-19. A Itália é o país com mais mortes no mundo por causa da doença.

O clube alviverde foi fundado em 1914 por imigrantes italianos e tinha o nome de Palestra Itália. Na carta aberta, o Palmeiras lembra algumas dificuldades que teve de superar ao longo da história. "Esse parece ser nosso destino: ressurgir sempre e mais fortes parece ser", disse um trecho.

Tanto no Brasil quanto na Itália os eventos esportivos estão parados. O Palmeiras liberou os jogadores e demais funcionários dos trabalhos na última terça-feira, após a confirmação da paralisação do Campeonato Paulista.

Confira a carta aberta do Palmeiras:

Querida Itália,

Mais de 100 anos se passaram da nossa despedida, quando a Guerra, a miséria, a fome e a pobreza mudaram nossos destinos no início do século XX. Com dor e saudades atravessamos o Atlântico para "Fazer a América".

Aqui plantamos a sua semente em todos os campos de atuação, substituindo a mão de obra escrava. Com suor, labor, fé e resiliência foram seus filhos imigrantes aqui em São Paulo que lideraram o combate da Grande Gripe em 1918 que devastou o mundo, semelhante aos nebulosos tempos que vivemos. Vencemos juntos essas e outras moléstias sociais e nos tornamos mais fortes em nossa jornada.

Passaram-se os anos, constituímos glórias sociais e desportivas como vocês também assim fizeram, quando uma Segunda Grande Guerra nos mergulhou novamente em caos, medo e destruições.

Tivemos forças, mais uma vez, para superar os momentos obscuros, nos reinventar e seguir em frente. Aliás, esse parece ser nosso destino: ressurgir sempre e mais fortes.

Quando joga o Palestra, joga a Bella e Legendária Itália. Com orgulho ostentávamos as suas cores em nossos símbolos. Era nossa premissa nos primeiros tempos de nossa existência. Hoje, pedimos licença aos nossos antepassados para reescrever essa ideia: quando ferem de algum modo a Itália, atingem também o Palestra e sua gente!

Hoje, seu filho distante aqui da América do Sul sofre e chora ao ver sua pátria mãe colapsada, assim como o mundo todo.

Entre tantas precauções nesse momento delicado da humanidade, é dever dos mais novos acolherem os parentes e amigos mais velhos e vulneráveis com altruísmo e fraternidade, como nossos pais e avós.

O Palmeiras, eterno Palestra, procura seguir à risca essa recomendação, e brada do fundo da sua alma: estamos com vocês, irmãos italianos! Siamo insieme fratelli italiani. FORZA.

Sociedade Esportiva Palmeiras (Palestra Itália)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório