Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marta deixa de concorrer a melhor do mundo pela 1ª vez desde 2003

Nesta segunda-feira, a Fifa divulgou o resultado da votação inicial e indicou as dez atletas que foram destaque em 2015

Marta deixa de concorrer a melhor do mundo pela 1ª vez desde 2003
Notícias ao Minuto Brasil

11:59 - 19/10/15 por Estadao Conteudo

Esporte Bola de Ouro

Eleita a melhor jogadora do mundo cinco vezes, a brasileira Marta não vai figurar na lista de três finalistas pela primeira vez desde 2003. Nesta segunda-feira, a Fifa divulgou o resultado da votação inicial para a escolha da Bola de Ouro e indicou as dez atletas que foram destaque em 2015. Marta, porém, não faz parte da relação.

A brasileira bateu todos os recordes quando venceu o troféu em todas suas edições entre 2006 e 2010. Em 2003, ela havia ficado na décima posição e já atraía a atenção do mundo para sua qualidade. Mesmo no ano passado, ela chegou a ficar em segundo lugar, superada pela alemã Nadine Kessler.

Mas o desempenho decepcionante da jogadora com a seleção e o fato de o Brasil não ter passado das oitavas de final no Mundial de Futebol Feminino, realizado no Canadá, influenciaram na votação neste ano. Marta não conseguiu fazer a diferença e apenas marcou um gol na competição, de pênalti.

Jogando neste ano pelo Rosengard, da Suécia, ela deixou de estar entre as melhores do mundo e, havia deixado claro anteriormente que a seleção não poderia mais depender apenas dela. Ela também passou os últimos anos alertando que o Brasil precisava garantir investimentos na modalidade, o que também não ocorreu.

Neste ano, as dez candidatas do prêmio de melhor do mundo são as alemãs Nadine Angerer e Celia Sasic, a suíça Ramona Bachmann, a canadense Kadeisha Buchanan, as francesas Eugénie Le Sommer e Amandine Henry, a japonesa Aya Miyama, além das norte-americanas Carli Lloyd, Megan Rapinoe e Hope Solo.

Nenhuma brasileira faz parte da lista dos melhores treinadores. A relação das dez indicadas deste ano traz Calle Barrling (Suécia sub-19), Colin Bell (Frankfurt), Farid Bensiti (PSG), Jill Ellis (seleção dos Estados Unidos), Laura Harvey (Seattle Reign), John Herman (Canadá), Gerard Prêcheur (Lyon), Mark Sampson (Inglaterra), Norio Sasaki (Japão) e Thomar Worle (Bayern de Munique).

Nesta terça-feira, a Fifa divulga a lista dos candidatos ao prêmio entre os homens. A entrega das premiações está marcada para o dia 11 de janeiro, em Zurique. Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório