Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

De olho em Tóquio, Scheidt treina na Itália e volta às competições

A Semana de Kiel vai ser o primeiro grande evento de vela após a quarentena em função da pandemia do novo coronavírus.

De olho em Tóquio, Scheidt treina na Itália e volta às competições
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 30/06/20 por Estadao Conteudo

Esporte Robert Scheidt

De olho na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que foram adiados para 2021, o velejador brasileiro Robert Scheidt já tem data para o retorno às competições com a volta gradual das atividades esportivas na Europa. O bicampeão olímpico já definiu que vai disputar a tradicional Semana de Vela de Kiel, na Alemanha, entre 5 e 13 de setembro e para isso intensificou a preparação no Lago di Garda, na Itália, onde mora com a família.

Em maio, Scheidt treinou sozinho com seu barco da classe Laser. Em junho, já Pôde revezar treinos com equipes italianas e francesas, especialmente nas duas últimas semanas, e agora pretende repetir a dose entre julho e agosto.

"Foram dias muito produtivos e estou contente. Primeiro vieram seis velejadores italianos e depois, na segunda semana, chegaram os franceses. Treinei muito com o Jean-Baptiste Bernaz, com quem tenho uma parceira há algum tempo. Ele é hoje um dos Top 5 do mundo e é muito importante ter um parâmetro para avaliar minha velejada. Encerrei essas sessões me sentindo bem fisicamente, sem lesões e andando próximo a ele. Ainda tenho pontos a evoluir, mas foi muito bacana encarar esse volume de trabalho intenso", explicou o brasileiro.

Com a formação dessa pequena flotilha de elite, com 10 barcos, foi possível simular regatas no Lago di Garda, com direito a marcação de raias e simulação de largadas. "Aproveitei para fazer testes de velocidade e experimentei um novo barco e novos equipamentos. Como disse, ter um cara como o Jean-Baptiste como parâmetro é importante porque ele é muito veloz, especialmente em vento forte", contou o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios.

A Semana de Kiel vai ser o primeiro grande evento de vela após a quarentena em função da pandemia do novo coronavírus. Por isso, além da tradição do campeonato, a expectativa é para uma disputa de alto nível. "Eles restringiram as inscrições para 70 barcos e vi pelo menos 20 velejadores Top na lista. Acredito que a tendência é abrir para novos atletas, o que vai deixar a disputa mais forte ainda. Estou bem animado com a possibilidade de competir em alto nível ainda nesse ano, depois de tudo o que aconteceu. Espero condições duras e muito frio no norte da Alemanha em setembro, mas vamos que vamos", completou Scheidt, que deve chegar em Kiel poucos dias antes da estreia da Laser, que será disputada entre os dias 10 e 13.

Evento centenário da vela, a Semana de Kiel ocorre, normalmente, na última semana de junho, em pleno verão europeu. Como promove disputas de classes olímpicas e não olímpicas, costuma reunir cerca de dois mil barcos e cinco mil velejadores. Scheidt tem três títulos de Laser e dois de Star (sendo um europeu disputado na cidade) em Kiel. Além das regatas na Alemanha, a programação do bicampeonato olímpico para 2020 inclui a disputa do Campeonato Europeu de Laser, programado para o mês de outubro, em Atenas, na Grécia, mas que ainda precisa de confirmação de datas.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório