Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Corinthians reencontra Palmeiras na final em busca do tetra no Paulista

As partidas que vão consagrar o campeão da temporada serão disputadas na quarta-feira (5) e no sábado (8)

Corinthians reencontra Palmeiras na final em busca do tetra no Paulista
Notícias ao Minuto Brasil

05:13 - 03/08/20 por Folhapress

Esporte Paulista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Corinthians em busca de um inédito tetracampeonato. O Palmeiras pressionado a dar fim a um jejum de 12 anos sem títulos estaduais. Assim será a decisão do Campeonato Paulista 2020, que teve os seus finalistas definidos neste domingo (2).

As duas partidas que vão consagrar o campeão da temporada serão disputadas na quarta-feira (5) e no sábado (8), com o segundo jogo marcado para o Allianz Parque, casa do time alviverde, por ter tido melhor campanha.

Nas semifinais, o time alvinegro passou pelo Mirassol, com vitória por 1 a 0, em Itaquera, e a equipe alviverde bateu a Ponte Preta, também por 1 a 0, e também em sua casa.

Será a sétima vez que a final do Paulista é decidida pelos dois clubes e, por enquanto, há equilíbrio, com três títulos para cada lado.

A última vez em que o clássico ocorreu na decisão foi em 2018, ano em que o time alvinegro conquistou o segundo dos três títulos consecutivos que ganhou a partir de 2017.

Caso fature a taça deste ano, o tetracampeonato será um feito inédito para o clube e que não acontece no torneio estadual desde 1919, quando o futebol ainda era amador.

Além de impedir essa marca, o Palmeiras -que já podia ter eliminado o time alvinegro do torneio com um empate no confronto do último dia 22, ainda pela primeira fase, na retomada do torneio- tenta repetir o desempenho que obteve em 2008, ano em que ficou com o troféu estadual pela última vez, ao vencer a Ponte Preta na decisão.

Curiosamente, o técnico do time palmeirense naquela ocasião também era Vanderlei Luxemburgo, treinador que está em sua quinta passagem pelo clube.

A seca atual do Palmeiras no Paulista é a segunda maior da sua história. A mais longa se deu no período entre 1976 e 1993 e também foi encerrada por Luxemburgo. O último técnico antes dele a ganhar o torneio foi Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, em 1976.

Se o histórico recente é mais favorável aos corintianos, o desempenho apresentado pelas duas equipes neste ano coloca os palmeirense com certo grau de favoritismo.

Até a retomada do Campeonato Paulista, paralisado devido à pandemia do novo coronavírus, parecia algo improvável o Corinthians chegar ao mata-mata. Para isso, precisou ganhar as duas rodadas finais da fase de grupos, além de contar com dois tropeços do Guarani.

Sem precisar contar com a sorte, o Palmeiras avançou às quartas de final como primeiro de sua chave e passou pelo Santo André nas quartas antes de derrotar a Ponte Preta.

Foi no mata-mata, contudo, que o time de Tiago Nunes começou a mostrar força. Primeiro, eliminou o Red Bull Bragantino, então dono da melhor campanha do torneio, e depois superou o Mirassol, que havia surpreendido o São Paulo, no Morumbi.

Em campo, é possível notar evolução no futebol dos corintianos, embora ainda sem muito brilho. Contra o Mirassol, o time teve domínio da partida, mas criou pouco.

O gol da vitória só saiu na etapa final, quando o time já jogava com um a mais, após a expulsão de Juninho, aos 15 minutos. Aos 26 min, Éderson fez o único gol do jogo, o terceiro que ele marcou nos últimos três duelos da equipe.

O Palmeiras, por sua vez, ainda não joga o futebol que é esperado por seus torcedores, mas também não corre riscos. Diante da Ponte Preta, fez sua melhor exibição desde a volta do Estadual e conseguiu a classificação com um gol do também volante Patrick de Paula, aos 45 min do primeiro tempo, em chute de fora da área desviado pelo zagueiro.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório