Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No Uruguai, Brasil tem seu 1º grande desafio nas eliminatórias

Derrotados pelo time verde-amarelo, Peru, Venezuela e Bolívia são os últimos colocados na tabela sul-americana

No Uruguai, Brasil tem seu 1º grande desafio nas eliminatórias
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 17/11/20 por Folhapress

Esporte URUGUAI-BRASIL

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A seleção brasileira começou sua campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 com três vitórias, algo que não conseguia desde a caminhada para o Mundial de 1982. Mesmo assim, há questionamentos ao trabalho, devido à fragilidade dos adversários enfrentados.

Derrotados pelo time verde-amarelo, Peru, Venezuela e Bolívia são os últimos colocados na tabela sul-americana. Juntos, somam um ponto em três rodadas. Mas o desafio que se apresenta agora aos comandados de Tite promete ser mais complicado.

Nesta terça-feira, às 20h (de Brasília), o Brasil vai enfrentar o Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu.

O confronto será exibido na plataforma de streaming EI Plus. Ainda há negociações para tentar levar a partida para a TV aberta, mas nenhum acordo havia sido fechado até a conclusão desta edição.

Os uruguaios vêm de triunfo por 3 a 0 sobre a Colômbia, fora de casa, e esperam dar sequência ao bom momento.

Já a equipe brasileira vem de uma suada vitória por 1 a 0 sobre a ainda zerada Venezuela, em São Paulo. Houve muita dificuldade para furar a retranca dos visitantes até que Roberto Firmino balançasse a rede no segundo tempo.

"Nós fizemos as três vitórias, sim, contra as três últimas seleções da classificação. Nas duas primeiras, criando e fazendo muitos gols, jogando bonito e tendo resultado. Na terceira, não deu para jogar bonito, mas teve consistência e teve vitória", afirmou Tite.

"Agora, vamos enfrentar o Uruguai, um time que vem sólido. É tradicionalmente um clássico, que envolve uma gama de fatores, como as camisetas pesadas, os atletas de alto nível e o nosso processo de afirmação", acrescentou.

Nesse processo, ao menos neste momento, o gaúcho não pode contar com Neymar, que chegou a se juntar ao grupo, mas não conseguiu se recuperar de uma lesão muscular. Há ainda vários outros desfalques, sendo Casemiro e Philippe Coutinho os outros titulares ausentes.

A escalação deverá ser a mesma utilizada diante dos venezuelanos. A única dúvida é o volante Allan, que reclamou de dores musculares e pode dar lugar para Arthur.

Do lado uruguaio, também há baixas importantes. O atacante Suárez recebeu diagnóstico de Covid-19 nesta segunda (16) e está fora. Pelo mesmo motivo, não entrará em campo o lateral esquerdo Viña, do Palmeiras.

O ataque armado por Oscar Tabárez, assim, estará mais concentrado em Edinson Cavani, que receberá cuidados defensivos constantes.

Se há preocupação com o ataque uruguaio, há também a expectativa de uma partida aberta. A equipe celeste jogará em casa e certamente terá um comportamento mais ofensivo do que o exibido pela Venezuela em São Paulo.

"É um jogo de características diferentes. Nós vamos ser mais exigidos defensivamente do que fomos no último jogo. Paralelamente a isso, nós vamos ter mais espaços para criações ofensivas", afirmou o técnico Tite.

O treinador apostará novamente no flamenguista Everton Ribeiro, que fez uma boa partida na sexta-feira apesar das dificuldades da equipe. Ele será o principal armador, contando com a ajuda do volante Douglas Luiz e as subidas do lateral Renan Lodi. Na frente, estarão Gabriel Jesus, Richarlison e Firmino.

URUGUAI
Campaña; Cáceres, Giménez, Godín, Oliveros; Betancur, Torreira, De La Cruz, Nández; Darwin Nuñez (Jonathan Rodríguez), Cavani. T.: Óscar Tabarez

BRASIL
Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Renan Lodi; Allan (Arthur), Douglas Luiz, Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison.

T.: Tite

Estádio: Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Horário: 20h desta terça-feira
Juiz: Roberto Tobar (Chile)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório