Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maradona inspirou músicas, filmes, séries e documentário de vencedor de Oscar

Uma das obras mais marcantes em homenagem ao jogador é "La Mano de Dios", música que se tornou uma espécie de hino na Argentina

Maradona inspirou músicas, filmes, séries e documentário de vencedor de Oscar
Notícias ao Minuto Brasil

05:45 - 26/11/20 por Folhapress

Esporte MARADONA-CULTURA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Diego Maradona, morto nesta quarta (25) aos 60 anos, foi mais do que ídolo do futebol argentino e mundial, mas uma figura pop. Sua história e imagem já renderam músicas, séries, filmes de ficção, um documentário feito por um vencedor do Oscar.

Uma das obras mais marcantes em homenagem ao jogador é "La Mano de Dios", música que se tornou uma espécie de hino na Argentina. A canção, composta por Alejandro Romero e conhecida com o cantor Rodrigo, foi lançada em 2000, e faz referência ao histórico gol de mão marcado por Maradona contra a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986.

A letra conta a história de um jovem de origem humilde, que enfrentou adversidades para chegar ao estrelato, jogando uma Copa do Mundo. O refrão repete o nome do argentino, e o próprio Maradona já foi filmado cantando a música.

O episódio da "mão de deus" também dá nome à sua cinebiografia, "Maradona, la Mano di Dio", lançado em 2007. O filme, estrelado pelo ator italiano Marco Leonardi, acompanha a vida do jogador desde a infância até o infarto que ele sofreu, em 2000.

O diretor Asif Kapadia, que fez documentários sobre o brasileiro Ayrton Senna e a cantora britânica Amy Winehouse -este, vencedor do Oscar de melhor documentário-, também contou a história do jogador nas telonas. "Diego Maradona", lançado no ano passado, foi feito a partir de mais de 500 horas de imagens inéditas e tem foco no período dele jogando pelo Napoli, na Itália, nos anos 1980.

Outro documentário bastante conhecido sobre o craque é "Amando a Maradona", de 2005. O filme traz Maradona refletindo sobre a própria vida, e também imagens da idolatria à figura do jogador, como pessoas com tatuagens dele até quem comemora o Natal no dia de seu aniversário.

O diretor sérvio Emir Kusturica, fã de Maradona, conta a história do argentino através de seu próprio olhar em "Maradona por Kusturica", de 2008. A série documental "Maradona No México", do ano passado, acompanha o período em que Maradona foi técnico do Dorados, time da segunda divisão mexicana.

Há ainda o documentário "O Campeão Impossível", de 2016, em que o diretor Javier Novoa narra a conquista da Copa do Mundo de 1986 pela seleção argentina.

Uma série inédita de ficção sobre Maradona está em produção. "El Sueño Bonito", feita pela Amazon Prime Video, terá os atores Nazareno Casero, Juan Palomimo e Nicolas Goldschmidt interpretando o jogador em três fases diferentes de sua vida.

Além de "La Mano de Dios", Maradona também inspirou diversas canções ao longo dos anos. A mais famosa dela talvez seja "La Vida Tombola", do cantor franco-espanhol Manu Chao. "Se eu fosse Maradona, viveria como ele", diz a letra.

"Y Dale Alegría a Mí Corazón", do argentino Fito Paez, não cita o jogador na letra, e se tornou um hino para diversos torcedores na Argentina. Mas a música foi feita antes da Copa do Mundo de 1990, como um pedido para que Maradona desse alegria ao país novamente, como ele havia feito quatro antes, em 1986.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório