Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maior desafio das categorias de base é compensar o tempo perdido

A avaliação de alguns é que, ao terem de trocar os treinos presenciais pelas atividades online, os garotos podem ter perdido um tempo precioso de formação

Maior desafio das categorias de base é compensar o tempo perdido
Notícias ao Minuto Brasil

11:50 - 10/01/21 por Estadao Conteudo

Esporte FUTEBOL-BASE

O ano de 2021 começa com as categorias de base envolvidas em uma cruel dúvida. A paralisação das atividades encarada por garotos de várias idades tem desafiado os gestores e treinadores a quantificar qual foi o prejuízo técnico e físico. A avaliação de alguns é que, ao terem de trocar os treinos presenciais pelas atividades online, os garotos podem ter perdido um tempo precioso de formação.

O retorno das competições sub-17 e sub-20 em meados de setembro, após seis meses de paralisação, indicou alguns caminhos. As categorias inferiores ainda não puderam retomar as atividades, mas é certo que o longo tempo distante da bola e dos treinos convencionais precisará ser recuperado.

"A sub-20 e a sub-17 são as únicas categorias que voltaram presencialmente ao CT. Usamos isso como parâmetro. As equipes apresentaram de 70% a 75% do perfil físico. Para nós, isso é uma grande vitória", explicou o coordenador das categorias de base do Atlético-MG, Júnior Chávare.

Até mesmo os coordenadores das categorias de base de vários clubes têm se unido para trocar informações sobre o trabalho que desenvolvem. Por ainda não ter previsão de quando as categorias abaixo do sub-17 poderão voltar, as equipes vivem uma apreensão. "As categorias abaixo do sub-15 devem ter uma perda significativa na formação por se tratar de idades sensíveis ao aprendizado motor e recrutamento de fibras", explicou o coordenador técnico da base do São Paulo, Pedro Smania.

O técnico sub-20 do Fluminense, Eduardo Oliveira, entende que um foco grande de atenção nessa retomada deve ser o oposto, em especial garotos entre 19 e 20 anos. "Quanto mais jovem, mais tempo de recuperação ele tem. Os meninos do sub-11 ao sub-14, por exemplo, sequer retornaram aos CTs. Mas como eles possuem até oito anos pela frente para poder dar prosseguimento ao processo de evolução, eles vão sentir menos", disse.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório