Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Osaka proíbe passagem nas ruas da tocha olímpica devido à situação sanitária

"Pedimos a todos os habitantes da região administrativa de Osaka que evitem qualquer saída que não seja essencial e urgente. Por isso, vamos cancelar, por sua vez, o revezamento da tocha olímpica nas vias públicas", disse Hirofumi Yoshimura

Osaka proíbe passagem nas ruas da tocha olímpica devido à situação sanitária
Notícias ao Minuto Brasil

11:15 - 07/04/21 por Estadao Conteudo

Esporte Olimpíadas

O governador da região administrativa de Osaka, na região oeste do Japão, anunciou nesta quarta-feira a proibição da passagem da tocha olímpica dos Jogos de Tóquio-2020 em todas as vias públicas da província, devido à situação sanitária. "Pedimos a todos os habitantes da região administrativa de Osaka que evitem qualquer saída que não seja essencial e urgente. Por isso, vamos cancelar, por sua vez, o revezamento da tocha olímpica nas vias públicas", explicou Hirofumi Yoshimura.

Yoshimura acrescentou que se estuda a possibilidade de realizar o revezamento em um parque fechado ao público. Os organizadores dos Jogos disseram que aceitam a proposta. O diretor-geral de Tóquio 2020, Toshiro Muto, ressaltou a importância de se realizar o revezamento, apesar de tudo, já que, embora os Jogos "aconteçam em Tóquio, a passagem da chama mostra que pertencem a todo Japão".

Em um comunicado oficial emitido nesta quarta-feira, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020 ressaltou que tomará "todas as medidas necessárias para assegurar um entorno seguro para os portadores da tocha que desejarem correr", e que "nenhum espectador" poderá acompanhar a passagem da chama nos dias que em estiver em Osaka.

O revezamento da tocha olímpica começou em 25 de março em Fukushima (nordeste do Japão) e deve atravessar a região administrativa de Osaka nos próximos dias 13 e 14. Pelo que se viu em outras províncias durante a passagem da tocha, com grandes grupos de pessoas esperando por sua passagem, Yoshimura julgou sua viagem por Osaka "inadequada".

"Embora tomemos medidas, a passagem da chama provoca a concentração de pessoas. Os moradores querem vê-la", disse. Yoshimura já havia declarado na última sexta-feira que o revezamento da tocha não deveria passar pelas ruas da cidade de Osaka, a terceira mais populosa do Japão, devido ao preocupante aumento de casos de covid-19.

A prefeitura de Osaka registrou um novo recorde de casos diários de covid-19 nas últimas 24 horas (878), batendo o recorde alcançado na véspera e superando os números de Tóquio (555 positivos). A tendência é de alta. As autoridades locais em Osaka declararam uma emergência médica nesta quarta-feira e medidas similares devem ser adotadas em Tóquio.

A pouco mais de 100 dias para a Olimpíada de Tóquio (de 23 de julho a 8 de agosto), os organizadores enfrentam cada vez mais dificuldades. Na última terça-feira, um evento teste de polo aquático marcado para este final de semana teve de ser adiado devido às restrições de acesso ao país para visitantes estrangeiros.

Com isso, aumentam as dúvidas a respeito dos 17 eventos teste previstos para antes do início dos Jogos. Na semana passada, a Federação Internacional de Natação (Fina) declarou a sua intenção de adiar as seletivas olímpicas que aconteceriam na segunda quinzena deste mês no Japão.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório