Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após vaga na final do Paulistão, Palmeiras deve usar reservas na Libertadores

Como o time já está classificado como primeiro do grupo com duas rodadas de antecedência, os titulares devem descansar

Após vaga na final do Paulistão, Palmeiras deve usar reservas na Libertadores
Notícias ao Minuto Brasil

07:08 - 17/05/21 por Estadao Conteudo

Esporte Palmeiras

Dois dias após a classificação à final do Campeonato Paulista, o Palmeiras vai entrar em campo, agora pela Libertadores, para enfrentar o Defensa y Justicia, nesta terça-feira, no Allianz Parque. Como o time já está classificado como primeiro do grupo com duas rodadas de antecedência, os titulares devem descansar. Isso significa uma inversão da estratégia adotada até agora, quando a comissão técnica priorizou o torneio sul-americano.

"Agora é olhar para o jogo de terça e escolher quem está melhor fisicamente e mentalmente. Sabemos os desgastes que são esses jogos, físico, mental, pressão, isso tudo mexe. Amanhã já temos treino, vamos concentrar e escolher os melhores para terça", afirmou João Martins, auxiliar de Abel Ferreira no Palmeiras, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Corinthians, por 2 a 0, na Neo Química Arena, neste domingo.

O planejamento da comissão técnica deve ganhar maior fôlego nos próximos dias. As finais do Paulistão estão marcadas, por enquanto, para os dias 19 e 23 de maio, mas as datas podem ser alteradas para 23 e 30 do mesmo mês. A Federação Paulista de Futebol define as datas nesta segunda-feira. "Não depende de nós. Já estamos jogando de dois em dois dias há quase quinze. Agora temos jogo na terça (contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores). O que for, será. A única coisa que queremos é que as regras sejam iguais do início ao fim",

Contra o Corinthians, o time palestrino completou uma maratona de 12 jogos em apenas 26 dias: Universitario (21/4), Guarani (23/4), Mirassol (25/4), Independiente del Valle (27/4), Inter de Limeira (29/4), Santo André (2/5), Defensa y Justicia (4/5), Santos (6/5), Ponte Preta (9/5), Independiente del Valle (11/5), Red Bull Bragantino (14/05) e Corinthians (16/5).

O técnico Abel Ferreira vive sua sequência no comando do time. A equipe soma sete vitórias seguidas (Santo André, Defensa y Justicia, Santos, Ponte Preta, Del Valle, Bragantino e Corinthians). É a melhor marca do português até agora em 59 jogos, desde novembro de 2020. Além disso, o Palmeiras não perde como visitante há 13 partidas.

O treinador também acumula ótimo retrospecto diante dos principais rivais do estado de São Paulo, um recorte sempre importante para os torcedores. Em oito confrontos, ele soma quatro vitórias, três empates e somente uma derrota, para o São Paulo, neste ano, escalando time misto.

Para disputar todos os torneios, Abel Ferreira escalou o time B no Campeonato Paulista - em algumas situações até o time C -, priorizando a Libertadores. O Campeonato Paulista serviu de laboratório para observar jogadores formados no clube. No atual elenco, 13 jogadores são das categorias de base, e muitos deles ainda integram a equipe sub-20.

Nas fases mais agudas do torneio estadual, o treinador passou a adotar um time B mais encorpado. Na vitória diante do Bragantino, por exemplo, a dupla de ataque titular, formada por Rony e Luiz Adriano, entrou no final do jogo. Diante do Corinthians, a vaga na final foi conquistada com todos os titulares - o time sobrou jogando na Neo Química Arena e poderia ter feito um placar mais elástico.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório