Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo projeta 20 pódios e cinco medalhas de ouro para o Brasil em Tóquio

Na estimativa feita em 2016, a empresa apontou o Brasil com 20 medalhas (8 de ouro, 9 de prata e 3 de bronze) e se aproximou do resultado final de 19 pódios (7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze)

Estudo projeta 20 pódios e cinco medalhas de ouro para o Brasil em Tóquio
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 04/06/21 por Estadao Conteudo

Esporte Olimpíadas 2021

O Brasil vai conquistar 20 pódios e ficará na 17ª posição no quadro de medalhas dos Jogos de Tóquio. Esta é a previsão da Gracenote, empresa subsidiária da Nielsen, feita após análise dos resultados esportivos nas principais competições desde a Olimpíada no Rio. A aposta é que o País chegue a 5 medalhas de ouro, 5 de prata e 10 de bronze. Na estimativa feita em 2016, a empresa apontou o Brasil com 20 medalhas (8 de ouro, 9 de prata e 3 de bronze) e se aproximou do resultado final de 19 pódios (7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze).

Segundo a previsão, conquistariam o primeiro lugar pelo Brasil em Tóquio Bia Ferreira (boxe), Isaquias Queiroz (no C1 1.000 m da canoagem velocidade), Nathalie Moellhausen (esgrima), Italo Ferreira (surfe) e a seleção masculina de vôlei. Já para a medalha de prata as apostas são Gabriel Medina (surfe), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Pâmela Rosa (skate street) e Pedro Barros (skate park).

Para as 10 medalhas de bronze são apontados Kelvin Hoefler e Leticia Bufoni (skate street), Agatha e Duda (vôlei de praia), Hebert Conceição (boxe), Ana Sátila (canoagem slalom), Arthur Nory (ginástica artística), Mayra Aguiar e equipe mista (judô), Valéria Kumizaki (caratê) e a seleção masculina de futebol.

"A previsão do quadro de medalhas para os Jogos de Tóquio usa dados disponíveis dos eventos esportivos e o desempenho dos atletas, desde os Jogos Olímpicos de 2016. Pelo impacto da pandemia da covid-19, a Olimpíada deste ano será a mais imprevisível da história. Nossos modelos estatísticos mostram destaque para o Brasil, liderando entre os países da América Latina. Contamos com uma edição muito vitoriosa para o Brasil", explica Sundeep Jinsi, head de Vendas para América Latina da Gracenote.

Alguns atletas que vêm tendo bons resultados recentes internacionais não aparecem nas previsões de pódio. É o caso de Rayssa Leal (skate street), Bruno Fratus (natação), Arthur Zanetti (ginástica artística), Isaquias Queiroz e Erlon de Souza (C2 1.000 m na canoagem velocidade), Alison Santos (400 m com barreiras no atletismo), Darlan Romani (arremesso de peso no atletismo), Robert Scheidt (vela) e Alison e Alvaro Filho (vôlei de praia), entre outros.

Uma das dificuldades para fazer a análise foi a pandemia de covid-19, que teve um impacto enorme no treinamento e desempenho de diversos atletas ao redor do mundo. Até por isso, a empresa indica que os resultados serão mais imprevisíveis e deve divulgar um estudo final mais perto do início das competições. No quadro geral de medalhas, a hegemonia deve continuar com os Estados Unidos, seguido pela China. Entre outras previsões, o estudo coloca o anfitrião Japão e a Holanda com bons crescimentos em relação à edição anterior.

Na América Latina, segundo a previsão, o Brasil será o país mais bem colocado no quadro de medalhas, à frente de Cuba, que ficará com 13 pódios, sendo cinco medalhas de ouro, graças aos talentos do boxe no país caribenho. A projeção aponta ainda Colômbia (Leidy Solís, no levantamento de pesos) e Venezuela (Yulimar Rojas, no salto triplo) logo em seguida, com uma medalha de ouro cada.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório