Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Contra modernidade, Thiago Alcântara detona o VAR. 'Tira a essência do futebol'

Para ele, o árbitro de vídeo atrapalha e "acaba com a essência do futebol"

Contra modernidade, Thiago Alcântara detona o VAR. 'Tira a essência do futebol'
Notícias ao Minuto Brasil

11:15 - 19/06/21 por Estadao Conteudo

Esporte Polémica

Thiago Alcântara, brasileiro naturalizado espanhol, resolveu externar toda sua indignação com o VAR e mostrar que é a favor da extinção da tecnologia no futebol. Para ele, o árbitro de vídeo atrapalha e "acaba com a essência do futebol".

Em entrevista ao The Guardian, antes de a Espanha enfrentar a Polônia pela Eurocopa, neste sábado, em Sevilha, o meia do Liverpool não poupou críticas ao VAR. "Tenho aquela mentalidade de 'odeio o futebol moderno'. E uma atitude mais clássica", afirmou o jogador, que pegou ranço da tecnologia após ver o clube inglês prejudicado em algumas decisões polêmicas na temporada passada.

"E depois há o VAR, ao qual sempre me opus. Remove a essência, o picaresco. Cometemos erros quando jogamos, os árbitros também devem cometer, pois são humanos. Sem malandragem, muitos momentos famosos da história do futebol não teriam acontecido", enfatizou o filho de Mazinho. "Além de tudo, quando marcamos, mesmo que seja um gol brilhante do meio-campo, temos de esperar, pois pode ser anulado."

O meia odeia ter de ficar aguardando para saber se um gol foi legítimo. Para ele, aqueles minutos de apreensão acabam até com a comemoração espontânea. "Você fica pensando: espero que não haja uma falta na preparação, espero que não haja impedimentos, espero, espero....", detonou.

Sobre futebol no campo, o jogador lamentou o desaparecimento cada vez maior dos clássicos camisas 10. "O futebol está adquirindo um ritmo diferente: mais acelerado, mais físico", avaliou. "E a figura do número 10 quase desapareceu. Vemos menos mágica, menos fantasia. Os jogadores de futebol fazem mais, mas mais rápido."

Esclarecido, ainda lamentou outra ausência do futebol: o drible. "Não há necessidade de driblar mais porque você só corre. Os jogadores são mais desenvolvidos em todos os sentidos", falou. "Você perde aquele jogador que é diferente, que 'respira'. O craque que era mais lento mesmo tendo uma técnica sublime não tem oportunidade de virar."

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório