Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por pandemia, GP da Austrália de F-1 é cancelado pelo segundo ano consecutivo

O anúncio oficial do cancelamento foi feito nesta terça-feira pelo Governo de Victoria, estado onde está localizada a cidade de Melbourne

Por pandemia, GP da Austrália de F-1 é cancelado pelo segundo ano consecutivo
Notícias ao Minuto Brasil

07:48 - 06/07/21 por Estadao Conteudo

Esporte Fórmula 1

Pelo segundo ano consecutivo, o GP da Austrália de Fórmula 1, no circuito Albert Park, em Melbourne, está cancelado. O motivo é o mesmo alegado em 2020: a pandemia do novo coronavírus. A prova nesta temporada estava marcada para o dia 21 de novembro, mas ela não acontecerá mais por conta das restrições de entrada no país por conta da covid-19, sobretudo em razão do aumento de casos nos últimos dias com a chegada da variante Delta.

O anúncio oficial do cancelamento foi feito nesta terça-feira pelo Governo de Victoria, estado onde está localizada a cidade de Melbourne. O mesmo se aplica também à etapa australiana da MotoGP, que estava agendada para 24 de outubro. A Dorna, empresa responsável pela promoção e organização da categoria, já definiu uma segunda corrida no circuito de Portimão, em Portugal, para ocupar a lacuna deixada por Phillip Island.

Cancelado às vésperas do primeiro treino livre em 2020, justamente no momento em que a pandemia tomava conta do mundo, o GP da Austrália retornaria ao calendário inicialmente no dia 21 de março, como abertura da temporada 2021. Porém, pelas dificuldades de entrada no país e a obrigação de uma quarentena de 14 dias para toda pessoa que desembarque no país, a solução encontrada pela Fórmula 1 foi realocar a prova para uma data em novembro. Tal cenário também fez com que o GP de São Paulo fosse antecipado em uma semana, do dia 15 para 7.

O segundo cancelamento seguido do GP da Austrália chega como uma ducha d’água fria na organização do evento, que conduz o estado avançado das reformas no circuito de Albert Park. Em abril, os promotores da prova, em conjunto com a Fórmula 1, anunciaram as primeiras etapas da reforma em trechos da pista e especularam a previsão de tempos de volta cerca de cinco segundos mais rápidos.

Em um comunicado oficial, a Fórmula 1 lamentou por não ir à Oceania em 2021 e reforçou a sua principal prioridade. "Embora seja decepcionante não corrermos na Austrália nesta temporada, estamos confiantes de que podemos entregar uma temporada de 23 corridas em 2021 e temos uma série de opções a seguir para substituir a vaga deixada pelo GP da Austrália. Estaremos trabalhando nos detalhes dessas opções nas próximas semanas e forneceremos mais atualizações assim que essas discussões forem concluídas", informou.

Promotor do GP da Austrália, Andrew Westacott, garantiu que a MotoGP e a Fórmula 1 estarão de volta a Melbourne muito em breve. "Entendemos que esta não é a notícia que os fãs da MotoGP e da F-1 queriam ouvir. Gostaria de estender meus agradecimentos ao Governo de Victoria, à F-1 e à Dorna Sports pela resistência e apoio inabaláveis durante este período desafiador e por seu compromisso contínuo com esses dois grandes eventos", disse.

"Certamente, haverá desafios contínuos com a covid-19, mas quero tranquilizar os fãs que, embora haja tristeza e decepção entre a nossa maravilhosa equipe da Australian Grand Prix Corporation, há determinação para garantir que as próximas etapas da MotoGP na ilha e da F1 no novo layout de Albert Park são amostras sensacionais de como fazemos as coisas em Victoria", completou.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório