Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Jogadoras mais novas serão melhores que Marta', diz Pia Sundhage

À frente da seleção desde agosto de 2019, Pia sempre deixou claro que seu projeto não era de curto prazo

'Jogadoras mais novas serão melhores que Marta', diz Pia Sundhage
Notícias ao Minuto Brasil

10:08 - 19/07/21 por Estadao Conteudo

Esporte Seleção feminina

A lista de convocadas da técnica Pia Sundhage para os Jogos de Tóquio foi uma prévia de que a sueca tem novos planos para a seleção feminina de futebol. Ao deixar a atacante Cristiane de fora, ela encerrou um ciclo na equipe que durava desde 2004. Para a treinadora, o futuro já começa no Japão e ela faz uma promessa ousada antes do início do torneio: "as jogadoras mais novas, eu prometo, serão melhores. Melhores ainda que a Marta".

À frente da seleção desde agosto de 2019, Pia sempre deixou claro que seu projeto não era de curto prazo. A equipe que está em Tóquio para a Olimpíada é uma prova disso, pois é uma mescla de gerações e conta com nove estreantes no grupo de 22 jogadoras. "Precisamos de novas jogadoras. Porque depois disso, vamos ter Copa América, Copa do Mundo, outras olimpíadas e assim por diante. É importante apoiar as mais jovens. Elas terão grande futuro", declara a técnica, que tem três medalhas olímpicas no currículo.

Essas mudanças têm como foco direcionar o olhar para novas situações, porque o que funcionava ontem, não tem o mesmo peso hoje. Dar apoio às jogadoras mais novas é o que elas precisam para dar o próximo passo. "Espero que os torcedores conheçam essas jogadoras e as acompanhem. Temos que mostrar para elas qual é o nível mais alto. É bom estar perto de jogadoras como Marta, Debinha e Formiga. É uma combinação que eu adoro", disse a treinadora.

Pia não esconde o orgulho em contar com Marta em sua equipe. Segundo ela, a atleta tem muita energia e conhecimento. "Acredito mesmo que a Marta seja uma jogadora de time. Se ela joga bem, o time também joga. Hoje ela tem um papel diferente de antes, mas ainda é muito importante", analisa.

A três dias da estreia na Olimpíada, a sueca disse que o foco está todo no trabalho para as próximas semanas e garante que será de muito treinamento. Ela está confiante em sua equipe e acredita no ouro. "Temos chance de chegar às quartas de final. E quando chegarmos, qualquer uma das oito equipes poderá ganhar essa medalha de ouro. E o Brasil pode ser um deles", finalizou.

O primeiro jogo será quarta-feira, às 5h da manhã (de Brasília), diante da China. O Brasil também tem encontro marcado com a Holanda, dia 24, e Zâmbia, dia 27. A disputa ainda conta com Austrália, Estados Unidos, Suécia e Nova Zelândia no Grupo G e Canadá, Chile, Japão e Grã-Bretanha no Grupo E.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório