Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alemã consegue autorização do COI para usar símbolo LGBTQIA+

Nike Lorenz utilizará uma faixa com a bandeira do arco-íris, símbolo LGBTQIA+

Alemã consegue autorização do COI para usar símbolo LGBTQIA+
Notícias ao Minuto Brasil

22:26 - 22/07/21 por Folhapress

Esporte Olimpíadas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nike Lorenz, de 24 anos, deve ser a primeira atleta a realizar uma manifestação em Tóquio-2020 com o consentimento prévio do COI (Comitê Olímpico Internacional).

A capitã do time de hóquei feminino da Alemanha utilizará uma faixa com a bandeira do arco-íris, símbolo LGBTQIA+, contra o Reino Unido, no sábado, às 21h30 (de Brasília).

Lorenz usou as cores do movimento em outras ocasiões e em diferentes partes do uniforme. Desta vez, está autorizada em todas as partidas.

O que só será possível porque a Confederação Olímpica Alemã enviou um pedido ao COI, com quem chegou a um acordo, segundo anúncio nas redes, para apoiar "a diversidade sexual".

"Satisfeitos por encontrarmos juntos um jeito de permitir que o time faça sua manifestação político-social", comentou Alfons Hörmann, presidente da Confederação Alemã Olímpica.

Antes mesmo da cerimônia de abertura, nesta sexta, a partir de 8h (de Brasília), outros atletas já se manifestaram, como as jogadoras de futebol britânicas, com o gesto antirracista.

O COI já havia sinalizado um relaxamento no veto a manifestações, mudando as diretrizes da Regra 50.2 da Carta Olímpica.

Por outro lado, proibiu as equipes de mídias sociais dos Jogos Olímpicos de publicar fotos e vídeos de protestos antirracistas dos esportistas.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório