Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Corte de Tandara causa surpresa, e seleção de vôlei tenta se blindar nas Olimpíadas

As brasileiras encaram a Coreia do Sul às 9h desta sexta (de Brasília)

Corte de Tandara causa surpresa, e seleção de vôlei tenta se blindar nas Olimpíadas
Notícias ao Minuto Brasil

10:45 - 06/08/21 por Folhapress

Esporte Seleção

TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - A suspensão provisória por violação de regra antidoping da jogadora de vôlei Tandara Caixeta, 32, pegou toda a delegação brasileira de surpresa na madrugada de sexta-feira (6) no Japão (tarde de quinta, 5, no Brasil).

A oposta da seleção chorou ao receber o informe, segundo relatos de quem esteve com ela no momento, enquanto dirigentes tentavam blindar o restante da equipe sobre a notícia, horas antes da disputa da semifinal das Olimpíadas.

As brasileiras encaram a Coreia do Sul às 9h desta sexta (de Brasília) e se vencerem vão disputar o ouro contra os Estados Unidos no domingo (8).

Por decisão do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Tandara foi cortada do grupo e viajou de volta ao Brasil.

O aviso da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) chegou por email. O primeiro a ver foi Jorge Bichara, diretor de esportes do COB, por volta de 1h da manhã (do Japão). A mensagem não continha nenhuma informação sobre qual substância teria provocado a suspensão.

A primeira reação foi chamar outros membros da entidade para pensar o que seria feito, enquanto as jogadoras dormiam. Dirigentes do COB relataram estranhamento pelo fato de o resultado ter sido enviado na véspera do jogo mais importante para a seleção feminina desde a final em Londres-2012. O exame havia sido realizado pela atleta em 7 de julho.

Junto com a comissão técnica comandada por José Roberto Guimarães, foi decidido que o melhor seria evitar o contato de Tandara com as demais jogadoras, para evitar comoção.

Nas primeiras horas do dia, já havia uma mensagem no celular para a oposta, para que procurasse a chefe de equipe assim que acordasse. A ideia era que ela fosse avisada pessoalmente, mas não deu certo. Antes de descer para encontrar dirigentes e o treinador, a atleta acessou o email e viu a notícia.

Ela se reuniu, então, com Zé Roberto e dirigentes do COB e da CBV. Na conversa, ficou decidido que iria imediatamente para o aeroporto.

"A gente entendeu que desde já a Tandara tinha de retornar ao Brasil, para que não tivesse influência sobre o grupo, que foi comunicado em conjunto pelo treinador da seleção", afirmou Marco La Porta, chefe do COB no Japão, à reportagem.

"Tenho certeza de que o grupo vai entender a situação. São jogadoras experientes e vão entrar focadas no jogo de hoje."

O exame em questão, de acordo com o COB, foi realizado em um período fora de competição, no centro de treinamento da modalidade em Saquarema. Todas as jogadoras foram testadas na cidade fluminense, e o resultado de Tandara foi o único positivo.

Em 16 de julho, quando o COB comunicou que o halterofilista Fernando Reis estava fora das Olimpíadas por um resultado positivo em teste antidoping realizado no dia 11 de junho, a entidade divulgou que a substância proibida encontrada havia sido um hormônio de crescimento.

Agora, o comunicado do comitê sobre Tandara deixa lacunas sobre o ocorrido. Procurada, a ABCD disse que não se pronunciará sobre o caso por enquanto.

Em reunião das atletas, mais tarde, quando todas foram comunicadas do fato, o time fez um pacto de não se manifestar nas redes sociais sobre o tema e focar a concentração no jogo. Até o momento, nenhuma jogadora fez comentários.

Campeã olímpica em Londres-2012, Tandara acabou preterida por Zé Roberto para a Rio-2016, mas foi a titular no atual ciclo olímpico. Em Tóquio, ela não rendeu o esperado e viu sua titularidade ameaçada por Rosamaria. Esta última foi decisiva para o Brasil vencer, de virada, o Comitê Olímpico Russo por 3 sets a 1 na quarta-feira (4), pelas quartas de final, entrando no decorrer do jogo na vaga de Tandara.

Rosamaria marcou 16 pontos, dois a menos que Gabi, a maior pontuadora da seleção. Zé Roberto ainda não havia confirmado com quem começaria na semifinal desta sexta.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório