Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Documentário sobre surfista Italo Ferreira mostra sua relação com Baía Formosa

O garoto que começou a surfar com tampas de isopor que seu pai usava para guardar os peixes que pescava agora é campeão mundial e olímpico

Documentário sobre surfista Italo Ferreira mostra sua relação com Baía Formosa
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 09/09/21 por Estadao Conteudo

Esporte Surfe

Orgulho de Baía Formosa, cidade litorânea do Rio Grande do Norte, Italo Ferreira lançou nesta quarta-feira um documentário sobre sua trajetória de sucesso em cima da prancha. O garoto que começou a surfar com tampas de isopor que seu pai usava para guardar os peixes que pescava agora é campeão mundial e olímpico.

"Italo é intenso, talvez seja por isso que ele e o mar se dão tão bem juntos. É uma energia que flui", começa ‘A Curiosa História de Italo Ferreira', documentário de 49 minutos, que é narrado por Marcelo Buxexa, amigo de infância do surfista, e relata as façanhas do atleta pela visão das pessoas que sempre conviveram com ele. A produção é da O2 Filmes, com direção de Luiza de Moraes. O filme pode ser assistido gratuitamente neste link.

A cidade onde Italo cresceu e vive até hoje ganhou fama por causa de seu filho ilustre. É lá que ele sempre volta após suas competições para recarregar as energias e onde vai construir um instituto para devolver um pouco de tudo que recebeu para a comunidade. "Fiquei muito feliz de ver o documentário, o resultado final ficou incrível", disse o atleta.

O surfista, com suas manobras ousadas, mudou seu futuro numa pequena cidade onde a maioria das pessoas vai trabalhar na prefeitura, na usina ou com peixe. O vídeo faz até uma brincadeira lembrando que "50 pessoas falam que ensinaram Italo a surfar", reforçando a tese bem-humorada da história de pescador que poucos acreditam.

O lançamento do documentário ocorre na véspera de Italo entrar para mais uma decisão. Ele disputa o Rip Curl WSL Finals, que definirá o campeão mundial de surfe na temporada. O brasileiro luta pelo bicampeonato, mas para isso terá de superar Gabriel Medina e mais um adversário, que pode ser Filipe Toledo.

"São os dois melhores surfistas da atualidade, sempre puxam o nível e são caras que me inspiram. Mas a amizade fica do lado de fora. Na hora da bateria é uma outra história, treinei bastante para estar bem nesse período. A gente viu na previsão que vai ter altas ondas, então não terá sorte, vai precisar de alta performance. Estou na disputa", avisou.

Para ele, o documentário serve de inspiração para chegar ainda mais longe na carreira. "Tudo isso passa, o que fica é o que realmente vocês assistiram, nossa história e amizade. Tenho desejos e sonhos, continuo buscando. É irado ser campeão do mundo, campeão olímpico, são coisas que mudam a vida. Esses desafios são meu combustível, por isso sempre tento fazer o melhor. Sei o que trabalhei para chegar até aqui e tenho orgulho de tudo isso", diz Italo, que gosta do jeito que seu filme encerra. "Continuo sendo um moleque cheio de sonhos."

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório