Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jogo no México é suspenso por causa de cantos homofóbicos de torcida

O árbitro Cesar Ramos suspendeu a partida por dez minutos no segundo tempo e mandou os times de volta para o vestiário

Jogo no México é suspenso por causa de cantos homofóbicos de torcida
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 17/09/21 por Estadao Conteudo

Esporte Homofobia

A semifinal da Liga dos Campeões da Concacaf entre Cruz Azul e Monterrey foi interrompida por causa de cantos homofóbicos vindos da torcida mandante. O árbitro Cesar Ramos suspendeu a partida por dez minutos no segundo tempo e mandou os times de volta para o vestiário.

Em 2019, a Fifa criou um protocolo antidiscriminação que inclui três passos a serem seguidos pelos árbitros. Ramos aplicou o segundo, que indica a interrupção do jogo por minutos, permitindo que os atletas se dirijam ao vestiário e voltem quando a situação estiver controlada ou mais calma.

Após o cumprimento do protocolo, a partida foi reiniciada no Estádio Azteca, casa do Cruz Azul, que perdeu o confronto para o Monterrey por 4 a 1 e foi eliminado do torneio continental. "Essa linguagem e comportamento não serão tolerados pela Concacaf em suas competições", publicou a conta oficial do campeonato no Twitter.

Em junho, a Fifa já havia banido a torcida mexicana por dois jogos devido a cantos discriminatórios. A final da Liga dos Campeões da Concacaf será disputada em outubro entre Monterrey e América do México. O México é o maior vencedor da competição, com 36 títulos.

O histórico de gritos preconceituosos vindos de torcedores mexicanos está longe de ser recente. Ao menos desde a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, é comum ouvir o cântico "eeeeeehhh, puto!" a cada vez que o goleiro rival cobra um tiro de meta. A expressão é uma forma vulgar de se referir a quem é homossexual. Em 2018, na Copa da Rússia, a Fifa abriu um procedimento disciplinar contra a Federação Mexicana de Futebol por conta do comportamento dos torcedores em um jogo contra a Alemanha.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório