Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Calderano alcança histórico 4º lugar no ranking antes do Mundial de tênis de mesa

O carioca foi promovido, nesta terça-feira, ao quarto lugar no ranking da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa)

Calderano alcança histórico 4º lugar no ranking antes do Mundial de tênis de mesa
Notícias ao Minuto Brasil

13:15 - 23/11/21 por Estadao Conteudo

Esporte Ténis

Hugo Calderano segue fazendo história no tênis de mesa brasileiro. O carioca foi promovido, nesta terça-feira, ao quarto lugar no ranking da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). É a primeira vez que um brasileiro chega ao Top-4. O feito também é raro no continente americano. O último a constar nessa posição foi o norte-americano Sol Schiff, há 83 anos.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Calderano também chegou a uma fase inédita para o País, caindo nas quartas de final, diante do alemão Dimitrij Ovtcharov. No fim de setembro, o mesa-tenista brasileiro foi apresentado no clube russo Fakel Gazprom Orenburg e traçou como objetivo disputar torneios na China para competir com os principais nomes da modalidade. Colecionador de feitos históricos, o carioca havia conquistado, no mesmo mês, o título de uma das principais etapas do Circuito Mundial de tênis de mesa e, na última semana, venceu o Campeonato Pan-Americano.

Os países asiáticos costumam dominar o tênis de mesa. China e Coreia do Sul são grandes expoentes e sempre estão lutando pelo lugar mais alto do pódio. No ranking atualizado, três chineses aparecem na ponta à frente de Calderano: Fan Zhendong, Ma Long e Xu Xin.

MUNDIAL - A partir desta quarta-feira, um novo desafio se estabelece para Hugo Calderano. Em Houston, nos Estados Unidos, será disputado o Campeonato Mundial de tênis de mesa. O carioca tem como objetivo superar a fase de oitavas de final, onde foi eliminado na edição passada (Hungria, em 2019). Diante dos últimos resultados e da invencibilidade sustentada desde Tóquio, é possível crer em pódio para o brasileiro.

Cabeça de chave número 3 no torneio no Texas, Calderano não precisará disputar a primeira rodada e entrará diretamente na segunda fase. O brasileiro espera pelo vencedor do duelo entre João Monteiro, de Portugal, e Brian Afanador, de Porto Rico. O primeiro grande desafio está previsto para as oitavas de final, quando deve encarar o sul-coreano Jang Woo-jin, o qual o brasileiro enfrentou e venceu na última Olimpíada.

BRASILEIROS NO RANKING - Outros brasileiros que estarão em ação em Houston conheceram seus novos ranqueamentos nesta quarta-feira. Gustavo Tsuboi se manteve na 38ª posição. Vitor Ishiy é o 55º, ganhando oito posições em comparação com o último ranking. Caminho semelhante fez Eric Jouti, que saltou para 83ª posição, deixando o 92º lugar para o compatriota Thiago Monteiro.

Por estarem em posições menos prestigiadas no ranking, eles começam suas trajetórias no Campeonato Mundial já nesta terça-feira. Thiago Monteiro enfrenta Nikhil Kumar, um dos representantes do país-sede. Vitor Ishiy duela com o chileno Juan Lamadrid, enquanto Gustavo Tsuboi encara Olajide Omotayo, da Nigéria. Eric Jouti está na mesma chave de Calderano e joga na primeira fase com o húngaro Tamás Lakatos.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório