Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rival histórico de brasileiros no atletismo, Viktor Saneyev morre aos 76 anos

A informação foi confirmada nesta segunda-feira o Comitê Olímpico da Geórgia

Rival histórico de brasileiros no atletismo, Viktor Saneyev morre aos 76 anos
Notícias ao Minuto Brasil

13:20 - 03/01/22 por Estadao Conteudo

Esporte Óbito

O georgiano Viktor Saneyev, único tricampeão olímpico na história do salto triplo, além de adversário histórico dos brasileiros Nelson Prudêncio e João do Pulo, morreu em Sydney, na Austrália, aos 76 anos de idade. A informação foi confirmada nesta segunda-feira o Comitê Olímpico da Geórgia.

"Saneyev havia se mudado para a Austrália nos anos 90 para iniciar uma carreira de treinador, mas sempre quis retornar à Geórgia. Infelizmente, não teve tempo para isso", disse o vice-presidente da entidade, Elgudzha Berishvili. O dirigente também afirmou que o comitê vai realizar uma cerimônia em homenagem ao ex-triplista.

Saneyev, que defendia a União Soviética, conquistou o seu primeiro ouro olímpico nos Jogos da Cidade do México, em 1968, quando, em seu último salto, superou Prudêncio, que liderava a competição e acabou com a medalha de prata.

Em Munique-1972, na então Alemanha Ocidental, ele defendeu o título, voltando a superar o brasileiro, que na ocasião ganhou a medalha de bronze, ficando atrás também do alemão oriental Jörg Drehmel.

O tricampeonato olímpico viria em Montreal, no Canadá, quatro anos depois, e novamente com um atleta do Brasil no pódio, João do Pulo, medalhista de bronze - o americano James Butts terminou em segundo lugar.

Nos Jogos de Moscou-1980, na então União Soviética, Saneyev conseguiu a quarta medalha olímpica consecutiva no salto triplo, desta vez a de prata. A prova, na qual João do Pulo voltou a conquistar o bronze, gerou grande polêmica. O brasileiro e o australiano Ian Campbell conseguiram saltos superiores ao melhor do medalhista de ouro - o também soviético Jaak Uudmae -, mas a arbitragem, composta apenas por juízes da casa sem supervisão externa da Iaaf, viu faltas consideradas controversas por especialistas.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório