Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com jogadores do exterior, seleção de futsal é convocada para a Copa América

Esta convocação abre a temporada 2022 do futsal

Com jogadores do exterior, seleção de futsal é convocada para a Copa América
Notícias ao Minuto Brasil

13:10 - 11/01/22 por Estadao Conteudo

Esporte Marquinhos Xavier

A seleção brasileira de futsal já tem os seus representantes para a edição de 2022 da Copa América. O técnico Marquinhos Xavier montou o grupo de 15 atletas e divulgou a lista de nomes para defender o título no Paraguai, nova sede do torneio - seria no Brasil, mas a CBF pediu a mudança por causa do aumento de casos de covid-19 no país nas últimas semanas -, e buscar a 11.ª conquista na história.

Esta convocação abre a temporada 2022 do futsal. O grupo conta somente com atletas que atuam em clubes do exterior na modalidade, conforme justificou Marquinhos Xavier:

"É uma escolha em função do ciclo de treinamentos que realizamos em dezembro, que envolveu algumas avaliações, e elas evidenciaram que havia um desgaste muito grande dos jogadores em final de temporada. Isso serviu como um parâmetro para a gente. Os atletas necessitavam de um período de férias. Estamos respeitando o cronograma do Brasil e, por isso, optamos por atletas que estão em atividade pela Europa, já que eles estão em meio de temporada", afirmou o técnico.

"Por mais que exista um consenso dos atletas e que eles treinem nas férias, estamos falando de ritmo de jogo. Entraremos em uma competição importante e eles precisam estar em ritmo de jogo. E isso nós não vamos conseguir só com treinamentos", declarou.

A seleção de futsal se apresenta neste sábado e, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Gramado e o apoio da Rede Laghetto de hotéis, fará a preparação na cidade da Serra Gaúcha. O grupo fica até o próximo dia 26 em Gramado e tem o dia seguinte como previsão de chegada ao Paraguai. A Copa América começa no dia 29 e tem a decisão marcada para 6 de fevereiro.

O Brasil é o maior vencedor da competição, com 10 títulos em 12 edições, e é o atual campeão. O último torneio foi disputado em 2017, na cidade de San Juan, na Argentina, e o time brasileiro bateu os donos da casa na decisão pelo placar de 4 a 2 para ficar com o troféu.

Confira a lista de convocados do Brasil:

Goleiros - Guitta (Sporting Lisboa-POR), Roncáglio (Benfica-POR) e Léo Gugiel (Tyumen-RUS);

Fixos - Rangel (Kairat-CAS) e Marlon (Palma-ESP);

Alas - Daniel (Eléctrico-POR), Arthur (Benfica-POR); Felipe Valério (ElPozo-ESP), Bruno (Ukhta-RUS), Marcênio (Barcelona-ESP) e Matheus (Barcelona-ESP);

Pivôs - Bruno Taffy (Tyumen-RUS), Rafa Santos (ElPozo-ESP), Ferrão (Barcelona-ESP) e Pito (Barcelona-ESP).

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório