Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com jogo e votação da SAF, Vasco tem semana agitada e tensa

O Vasco enfrenta em sua casa o Ponte Preta sob muita pressão

Com jogo e votação da SAF, Vasco tem semana agitada e tensa
Notícias ao Minuto Brasil

21:12 - 26/04/22 por Folhapress

Esporte Futebol

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A semana que fecha o mês de abril será agitada no Vasco. Nesta quarta-feira (27), a equipe tem pela frente a Ponte Preta, em São Januário, a partir das 21h30, pela quarta rodada da Série B, em um jogo cercado de tensão. No dia seguinte, o ambiente muda parcialmente para o clube homenagear o ídolo Roberto Dinamite, que ganhará uma estátua no gramado de São Januário. Já no sábado (30) o clube cruzmaltino organizará sua primeira Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para votar a criação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

Em campo, o Vasco enfrenta em sua casa o time de Campinas (SP) sob muita pressão. Com três empates nas três primeiras rodadas, a equipe ainda busca sua primeira vitória na competição após uma frustrante campanha ano passado, quando não conseguiu o acesso. Justamente por isso, a torcida tem se mostrado impaciente neste início de torneio.

O técnico Zé Ricardo tem sofrido muitas críticas e acabou sendo intimidado no embarque para Chapecó (SC), na semana passada, quando o time carioca posteriormente ficou no 0 a 0 com a Chapecoense. Porém, apesar do ambiente desfavorável, o treinador segue contando com a confiança do presidente do clube, Jorge Salgado, outro que não tem sido poupado das cobranças nas arquibancadas e nas redes sociais.

Uma vitória sobre a Ponte Preta será importante não só para as pretensões do Vasco na Série B como também para o deixar o clima mais leve no dia seguinte, quando a instituição prepara uma grande festa para inaugurar a estátua de Roberto Dinamite. O evento está marcado para ter início às 19h e quatro mil ingressos foram colocados à venda.

Um palco será montado ao lado da obra e de frente para a "curva" da arquibancada de São Januário, mesma posição em que o monumento também ficará, numa espécie de saudação aos torcedores. Ocorrerão shows dos artistas vascaínos Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Fernanda Abreu, além da escola de samba União Cruzmaltina. Ex-jogadores e companheiros da época de Dinamite no Vasco também foram convidados.

Por fim, no sábado, o clube viverá um capítulo importante em seu processo de possível criação da Sociedade Anônima do Futebol. De 10h às 22h ocorrerá a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) onde os sócios votarão pela proposta de alteração do estatuto que permitirá a constituição da SAF. O processo será feito de maneira híbrida. Ou seja, o associado poderá votar online ou presencialmente na sede do Calabouço, no Centro (RJ).

A grande tendência é a de que a proposta seja aprovada com uma vantagem significativa, mas apesar disso representar um importante passo rumo à SAF, esta não será a última etapa do processo.

Uma vez alterado o estatuto, o Vasco receberá a proposta vinculante da 777 Partners, empresa que deseja gerir a Sociedade Anônima do Futebol. O documento será avaliado e colocado em votação no Conselho Deliberativo e, uma vez aprovado, uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será convocada para votar a proposta de venda de 70% da SAF para os norte-americanos. As pessoas envolvidas acreditam que todo este processo seja finalizado entre junho e julho.

Atualmente há apenas um memorando de entendimento entre Vasco e 777 Partners onde a empresa transferiu R$ 70 milhões como empréstimo-ponte. A maior parte da quantia foi utilizada para quitar dívidas com jogadores, funcionários, ex-funcionários, fornecedores e governo federal.

Para a partida desta quarta-feira, o Vasco deve ver a estreia do meia chileno Carlos Palácios. Maior investimento do clube cruzmaltino no ano, o jogador vinha passando por um programa de preparação física, e foi liberado para ser relacionado por Zé Ricardo. Em compensação, o técnico não poderá contar com o volante Juninho, que teve lesão na coxa confirmada, e o meia Vitinho, que também não participou da partida contra a Chapecoense após sentir dores musculares na coxa direita. Uma provável escalação inicial do Vasco tem: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara e Zé Gabriel; Erick, Nenê (Palacios) e Figueiredo; Raniel.

Do lado visitante, a Ponte Preta busca a segunda vitória na Série B, após bater o CRB no sábado (23), por 1 a 0. O zagueiro Léo Santos, o meia Fabinho e o atacante Ribamar continuam em recuperação física, e irão desfalcar o time de Campinas. O zagueiro Fabrício, que não participou da partida contra o CRB por problemas de saúde na família, e o volante Wesley, afastado após sentir desconforto muscular, também devem continuar ausentes. Uma provável escalação inicial da Ponte Preta tem: Caíque França, Norberto, Thiago Oliveira, Fábio Sanches e Artur; Felipe Amaral, Léo Naldi e Ramon; Echaporã, Danilo Gomes e Lucca.

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (27)
Árbitro: Rodolpho Toski Maruqes (Fifa/PR)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Premiere

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório