Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lenda do tênis cumpre pena em prisão superlotada e infestada de ratos

Becker inicialmente ficará em um quarto individual, mas deve ser transferido para uma cela compartilhada em breve, diz o jornal. O espaço, com piso e paredes de concreto, tem 1,8 por 3,6 metros e assento sanitário sem porta ou cortina.

Lenda do tênis cumpre pena em prisão superlotada e infestada de ratos
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 03/05/22 por Folhapress

Esporte BORIS-BECKER

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Condenado por um tribunal britânico a dois anos e meio de prisão por crimes financeiros, o alemão Boris Becker foi mandado para a prisão de Wandsworth, em Londres, classificada pela mídia local, uma das piores da Inglaterra.

Aos 54 anos, Becker, que ganhou seis torneios e ouro na Olimpíada de Barcelona-92, foi considerado culpado de quatro crimes financeiros, entre eles esconder bens para evitar o pagamento de dívidas.

Segundo o jornal Daily Mail, a prisão de Wandsworth fica em um edifício da era vitoriana, é superlotada e infestada de ratos. Relatório de inspeção aponta que o local abriga 1.300 presos, que passam mais de 22 horas por dia em suas celas.

O documento afirma que a violência é um problema no local, com quase um ataque por dia entre os presos, entre 2020 e 2021. "Os funcionários da prisão usaram a força 1.295 vezes durante o mesmo período, ou seja, quase quatro vezes por dia", descreve o Daily Mail, com base no relatório de inspeção.

Em 2020, o cineasta Chris Atkins, que cumpriu pena de cinco anos em Wandsworth por fraude fiscal, descreveu em livro o local como "uma das prisões mais infames do país".

Ele escreveu que o que mais o impressionou na sua chegada, em 2016 foi o barulho. "Gritos, grunhidos, latidos, ameaças, risos, choro, discussões, brigas. É como se alguém tocasse todos os efeitos sonoros de uma vez só. A ala da recepção parece que foi reformada pela última vez em 1895, quando [o escritor] Oscar Wilde esteve aqui preso por homossexualidade".

"Wandsworth é uma prisão muito violenta, mas se você mantiver a cabeça baixa e não se envolver em drogas, dívidas e toda a política das alas, não é tão perigoso. Apenas fique fora do caminho. Eu diria apenas levante a cabeça e não vai ser tão ruim quanto você pensa que vai se", continuou Atkins.

O cineasta acrescentou que a maioria dos detentos parece ter doenças mentais graves ou serem viciados em drogas ou ambos.

"O que eles fazem o dia todo? Fumam e assistem TV. Para a maioria, o dia começa às 7h45. Aqueles que estão empregados vão trabalhar, muitas vezes como ajudantes de cozinha e faxineiros. Quanto ao resto, a maior parte do dia é gasto 'batendo' em suas celas.

Ainda de acordo com o jornal, Becker passa os primeiros 15 dias em uma ala de categoria B, que está superlotada, e depois deve ser transferido para uma ala de segurança mais baixa.

Becker inicialmente ficará em um quarto individual, mas deve ser transferido para uma cela compartilhada em breve, diz o jornal. O espaço, com piso e paredes de concreto, tem 1,8 por 3,6 metros e assento sanitário sem porta ou cortina. As celas ainda têm beliches com colchões cobertos por plástico azul.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório