Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Príncipe William manifesta apoio a jogador inglês que assumiu ser homossexual

O membro da Família Real britânica diz esperar que a atitude do jogador de 17 anos sirva de inspiração

Príncipe William manifesta apoio a jogador inglês que assumiu ser homossexual
Notícias ao Minuto Brasil

19:15 - 17/05/22 por Estadao Conteudo

Esporte Futebol

O príncipe William manifestou apoio ao atacante Jake Daniels, do Blackpool, que decidiu assumir a sua homossexualidade na segunda-feira. O membro da Família Real britânica diz esperar que a atitude do jogador de 17 anos sirva de inspiração para outros jovens atletas na luta contra o preconceito.

"O que Jake fez exige coragem e esperamos ajudar a quebrar barreiras que não têm lugar em nossa sociedade", escreveu William em seu perfil no Twitter, nesta terça. "Espero que sua decisão de falar abertamente dê aos outros a confiança para fazer o mesmo. O futebol deve ser um jogo para todos", concluiu.

Daniels é o primeiro jogador profissional de futebol masculino em atividade na Europa a falar abertamente sobre a sua homossexualidade desde Justin Fashanu, em 1990. O jogador afirma que gostaria de se tornar um modelo para outros jovens que, assim como ele, não se sentem confortáveis em comentar o assunto por temerem ser vítimas de homofobia.

Quem também manifestou apoio a Daniels foi ex-lateral Gary Neville, ídolo do Manchester United e com longa passagem pela seleção inglesa. Para ele, a decisão do jogador do Blackpool "ficará na história" e pode ajudar a mudar a cultura do vestiário no futebol masculino.

"Foi preciso uma coragem incrível para fazer o que ele fez. Em um vestiário, parece impensável anunciar que você é gay. Não consigo imaginar o quão difícil isso tem sido.", disse Neville no programa Monday Night Football, do canal Sky Sports.

"O jogo não lidou bem com essa questão. Um vestiário pode ser um lugar malvado, você pensa nas cerimônias de iniciação, na pressão dos colegas e na vulnerabilidade que você tem. A maneira como Jake falou foi absolutamente incrível."

Em novembro do ano passado, o lateral Josh Cavallo, do Adelaide United, da liga australiana, também se revelou homossexual e recebeu apoio de figuras importantes como do técnico do Liverpool, Jürgen Klopp.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório