Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quantos quilos perde um piloto de F1 numa corrida?

Treinador de Max Verstappen, Bradley Scanes, contou alguns pormenores ao De Telegraaf.

Quantos quilos perde um piloto de F1 numa corrida?
Notícias ao Minuto Brasil

09:10 - 07/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Esporte Fórmula 1

Durante cerca de uma hora e meia de corrida, qualquer piloto de Fórmula 1 é levado ao extremo e os seus corpos têm de aguentar várias forças G. É, por isso, fundamental que todos eles estejam preparados para aguentar da melhor forma a exigência de uma corrida do princípio ao fim.

Quantos quilos perde um piloto?  Bradley Scanes, atual treinador de Max Verstappen, falou ao jornal De Telegraaf e contou vários pormenores curiosos sobre aquilo que o corpo de um piloto necessita  aguentar.

"Precisa suportar até 40 ou 45 quilos de pressão no pescoço quando existe uma travagem. Em circuitos como Monza, o piloto tem que resistir até 100 quilos, e a temperatura no cockpit pode ser superior a 50°C", começou por dizer.

Em Miami, por exemplo, Scanes revelou que Verstappen perdeu 3,6 kg em pouco mais de uma hora e meia de corrida. 

"É cerca de 5% do seu peso total e, quem perder essa quantidade, leva a uma perda de 30% da capacidade de trabalho. É importante ter uma excelente capacidade de resistência, mas ainda mais importante é o aspeto mental e a concentração", referiu Bradley Scanes.

Dando ainda o exemplo de Miami, os pilotos foram cometendo alguns erros no final da prova. Segundo o treinador de Max Verstappen isso pode estar relacionado com a fadiga acumulada, o que mostra a importância de estar em forma. Scanes falou ainda de como é trabalhar com o atual campeão do mundo em título.

"O Max é um talento excecional, só vês isso em atletas de elite. É fácil trabalhar com ele, entendemo-nos muito bem e o ambiente é muito descontraído", sublinhou o britânico.

Notícias ao Minuto

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório