Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministério Público é acionado contra a venda de cadeiras do Pacaembu

A Secretaria Municipal de Esportes afirmou em nota que não há qualquer restrição legal ou contratual às vendas

Ministério Público é acionado contra a venda de cadeiras do Pacaembu
Notícias ao Minuto Brasil

21:24 - 28/07/22 por Folhapress

Esporte São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vereador Celso Giannazi (PSOL) acionou o Ministério Público paulista e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo contra a venda de cadeiras originais do estádio do Pacaembu, na capital, por uma loja de móveis e decoração.

Os assentos, que pertenciam à arquibancada laranja do estádio, estão disponíveis para compra na loja Tok&Stok por preços que variam de R$ 1.499 a R$ 1.799. Segundo o parlamentar, porém, há indícios de ilegalidade na prática.

"Trata-se de alto valor financeiro e histórico retirado do erário, sem qualquer previsão contratual que o destinasse a esse fim ou licitação que pudesse reverter este valor a outras organizações ou empresas", afirma Giannazi em suas representações.

O vereador do PSOL pede que tanto a Allegra, atual administradora do estádio, quanto a Prefeitura de São Paulo sejam convocadas a prestar esclarecimentos pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.

Na quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Esportes afirmou em nota que não há qualquer restrição legal ou contratual às vendas.

Procurada, a Allegra diz que se trata de uma iniciativa sócio-ambiental com o objetivo de "enaltecer a história do futebol na cidade de São Paulo". A concessionária afirma ainda que a edição limitada colocada à venda evitou que o material fosse "descartado como entulho".

"Entendemos ser correto e adequado o reaproveitamento de parte das cadeiras, evitando seu descarte e dando a elas um novo propósito. Por fim, reiteramos que não há qualquer restrição legal ou contratual à iniciativa", diz em nota.

Inaugurado nos anos 1940 e concedido para a iniciativa privada em 2019, o Pacaembu é tombado por órgãos de preservação estadual e municipal. Apesar do reconhecimento, o conjunto arquitetônico vem passando por obras que já resultaram na demolição do setor conhecido como "tobogã" e de parte de suas arquibancadas.

Segundo a Allegra, o projeto de intervenção, restauro e de construção de novas edificações no espaço foi aprovado pelos conselhos de preservação do patrimônio histórico, assim como a intervenção nas arquibancadas.

"Vale destacar, também, que os assentos utilizados na iniciativa não são itens originais, tendo sido implantados nos anos 90 em parte das

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório